Clima tenso à vista na área de Segurança Pública do Rio de Janeiro. Uma semana após o Secretário de Segurança Pública do Estado, Victor Santos, solicitar ao governador Cláudio Castro a troca no comando da Polícia Militar, nenhuma providência ainda foi tomada. Santos quer a substituição do coronel Luiz Henrique Pires, que está à frente da corporação desde 2021, pelo coronel Ranulfo Brandão.
Na última segunda-feira (15) havia expectativa que Castro anunciasse o nome do novo comandante da corporação, mas o governador embarcou para Brasília em função de uma agenda com o presidente do Congresso, o senador Rodrigo Pacheco, evitando o assunto. Com isso, não há previsão de data para a nomeação de um novo comandante da PM. O governador também não fez até agora nenhuma menção à exoneração do coronel Luiz Henrique.
Enquanto isso, o coronel Luiz Henrique vem mantendo os compromissos da sua pasta. Ele participou, no auditório da corporação, da solenidade de premiação das seções de Comunicação Social que mais se destacaram no 3º quadrimestre de 2023. O coronel discursou na condição de secretário de Estado de Polícia Militar.
Assista reportagem da Web TV Eu, Rio! sobre o assunto: