A operação conjunta das policiais Civil e Militar no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, na última sexta-feira (26), foi marcada por intensa troca de tiro, fogo e barricadas. O objetivo da ação foi prender criminosos de outros estados que buscaram abrigo no conjunto de favelas que é dominado pelo Comando Vermelho (CV).
Segundo moradores, na véspera da operação houve uma movimentação atípica, com colocação de barricadas nas vias principais e saída em massa de grupos. A PM também fez abordagens no entorno do complexo e em localidades da Penha.
Ao entrar no Complexo do Alemão, por volta das 6h, as forças policiais foram recebidas a tiros. Os disparos foram ouvidos em regiões vizinhas, como Bonsucesso e Penha. Pelo menos 350 policiais participaram da força-tarefa, entre eles agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e do Batalhão de Choque da PM, além das delegacias especializadas da Polícia Civil, com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE). Foram utilizados veículos blindados e helicópteros. Por conta da ação policial, os atendimentos nas clínicas da família que ficam no complexo foram suspensos e as escolas também deixaram de funcionar. Houve impacto até no serviço de transporte e algumas linhas mudaram o itinerário por causa da operação policial.
Assista reportagem da Web TV Eu, Rio: