A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência - SMPD - realizará evento para divulgar as políticas públicas implementadas para os cidadãos com deficiência e suas famílias, em seus sete Centros Municipais de Referência da Pessoa com Deficiência – CMRPDs - e em parceria com outros órgãos.
O palco escolhido para essa celebração será o Museu do Amanhã, que vai se transformar num grande espaço de debate sobre as conquistas para os cariocas com deficiência, nesta segunda-feira (06), das 13 às 17h.
“O Amanhã que queremos” vai reunir mais de 300 participantes, entre pessoas com deficiência, seus familiares, sociedade civil e especialistas da área, com o objetivo de apresentar as iniciativas implementadas pelo município nos últimos três anos.
Foram firmadas parcerias com a Defensoria Pública, Vale Social e Fundação da Criança e do Adolescente – FIA, para que o público também tenha a oportunidade de estar perto de outros órgãos e instituições, otimizando a sua participação no evento.
Entre os projetos a serem apresentados, destacam-se: Linguagem Simples, Autodefensoria, Eu me Protejo, Emprego Apoiado, Selo de Acessibilidade, Acessibilidade Carioca, Núcleo de Projetos Especiais, NUPE, entre outros. A Prefeitura também comemora um ano da implantação dos Grupos de Atendimento Interdisciplinar Ampliado - GAIA, que aproximou a SMPD da política de assistência, de acordo com a sua lei de criação, Lei 4.595/07.
Ao longo dos últimos três anos, a SMPD dobrou a quantidade de pessoas com deficiência assistidas em seus sete Centros de Referência e assumiu a administração da rede conveniada do SUAS. No ano de 2023, mais de 457 mil pessoas com deficiência e familiares receberam atendimentos, através da SMPD.