"Associação Brasileira de Imprensa - Uma História Não Contada" desvenda os segredos e intrincados caminhos que marcaram a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) durante momentos conturbados de sua história. O texto transporta os leitores para os bastidores de uma disputa eleitoral que transcendia o campo jurídico, revelando paixões, desafios e reviravoltas.
No centro da trama, a chapa Vladimir Herzog, encabeçada por Domingos João Meirelles, Paulo Afonso Jeronimo e Jesus Chediak, enfrenta a longa influência política do então presidente Maurício Azêdo, já no terceiro mandato e há nove anos no comando da ABI. A contratação do autor, na qualidade de advogado, às vésperas do prazo final para inscrição da chapa, desencadeia uma busca judicial pela anulação de uma eleição que se desviou dos trilhos estatutários da entidade.
"Associação Brasileira de Imprensa - Uma História Não Contada" conduz os leitores para as assembleias vibrantes da Casa dos Jornalistas, onde debates fervilhantes muitas das vezes influenciavam os destinos da imprensa brasileira. Como um dedicado mosaicista, o autor tece histórias que emergem organicamente, contadas por jornalistas renomados e personagens que permeiam os corredores da ABI.
O autor, Jansen Oliveira, relata que esta história já veio pronta para ele, começo, meio e fim. “A vontade de escrevê-la foi para colocar no papel tudo que já estava na minha cabeça. No início, eu escrevi para mim mesmo, pois eu achei interessante a forma como os acontecimentos se entrelaçava. Parecia até uma obra de ficção, mas não era. Era um case. Uma história repleta de fatos inusitados e extraordinários e que mereciam ser relatados”, pontuou.
Nesta obra, Jansen Oliveira não se limitou a narrar um caso jurídico, ele convida leitores de todas as áreas a explorar um capítulo fascinante e pouco explorado da história da imprensa brasileira.
Em "Associação Brasileira de Imprensa - Uma História Não Contada", o leitor é guiado por um advogado imerso no universo dos jornalistas que atravessou o portal da centenária Casa das Liberdades e nos leva a desvendar uma trama que vai além das páginas estatutárias, ela revela fatos importantes sobre os bastidores da ABI – Associação Brasileira de Imprensa.
Sobre Jansen dos Santos Oliveira
Jansen dos Santos Oliveira nasceu em 1970 na cidade maravilhosa. É advogado especialista em direito imobiliário, orfanológico e planejamento patrimonial sucessório. Ele esteve à frente do departamento jurídico da Associação Brasileira de Imprensa de 2014 a 2018. Concilia a carreira jurídica a de escritor. Tem textos e contos publicados em diversas plataformas digitais. Sua vida é marcada por um compromisso com a justiça e excelência profissional e sua trajetória permeia as habilidades jurídicas as literárias.