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Ligas em formato de franquias movimentam setor de jogos eletrônicos no país

"Ideia é promover estabilidade financeira e crescimento em conjunto”, diz advogada especialista no setor gamer e e-Sports

Por Portal Eu, Rio! em 09/05/2024 às 09:53:13

Foto: Divulgação

Em um cenário onde a sustentabilidade e crescimento mútuo são priorizados, o modelo de franquias no setor de esportes eletrônicos surge como uma solução inovadora. Este modelo promove uma estabilidade financeira sem precedentes entre as equipes e a liga.

A especialista em Direito Digital e Gamer, Luana Mendes Fonseca Faria, especialista no atendimento de jogadores e equipes das modalidades de League Of Legends, Volarant e Counter - Strike 2, explica como esse modelo de negócio funciona no setor de jogos eletrônicos. “A melhor forma de explicar o modelo de franquias é pensar em uma competição na qual os participantes são os donos. É similar ao que acontece nas Ligas tradicionais de esportes como NFL ou a NBA. No modelo de franquia, a liga é composta por um número fixo de equipes que possuem uma vaga permanentemente na liga. Isso significa que, ao contrário dos modelos baseados em promoção e rebaixamento, as equipes não são rebaixadas para Ligas inferiores com base no seu desempenho”.

A advogada gamer detalha que um dos principais atrativos do modelo de franquia é a partilha de receitas entre todas as equipes e a liga. Isso pode incluir receitas de direitos de transmissão, patrocínios, merchandising e vendas de ingressos. A ideia é promover a estabilidade financeira e o crescimento conjunto. “Como qualquer modelo de negócio, o desenvolvimento de franquias no setor de esportes eletrônicos requer custos e investimentos para o alcance de resultados significativos. As organizações interessadas em se juntar à liga geralmente precisam pagar uma taxa. Esta é usada para cobrir custos operacionais da liga e serve como um investimento no crescimento e na estabilidade da liga. O valor do investimento inicial no setor de franquias de esports pode variar significativamente, podendo chegar em cifras de milhões de reais, a depender do jogo e do escopo de operação”, diz Luana Mendes Fonseca Faria.

Legislação

Outro ponto levantado é a discussão sobre a Lei que assegura e resguarda os direitos. “Até o momento, não existe uma lei específica que regulamente as franquias no mercado de esportes eletrônicos de forma específica. No contexto dos esportes eletrônicos, é comum que regras e regulamentações sejam estabelecidas e adaptadas pela própria liga ou organização que administra a competição, o que pode variar bastante entre diferentes jogos e regiões”, conclui Luana Mendes.



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