O desafiante ocupa a 10º posição do ranking da categoria e tem um cartel modesto de 12 vitórias e uma derrota. Não é regra, mas é pouco comum um campeão do UFC defender o cinturão contra alguém de fora do Top 5.
E como o australiano foi escalado a desafiar o cinturão dos pesos-mosca, os fãs da categoria estão se perguntando se Alexandre Pantoja vai mesmo vencer Steve Erceg?
O anúncio dos lutadores do evento principal do UFC 301 deixou muitas pessoas, dentro e fora da organização, bastante surpresas.
A polêmica se deu porque Steve Erceg, o "Astroboy", foi o escolhido para duelar pelo cinturão dos pesos-mosca, no entanto, ele tem apenas três lutas no UFC.
Questionado do porquê ele é o próximo desafiante ao título, Erceg explicou que tanto Brandon Moreno quanto Brandon Royval (2º e 3º do ranking, respectivamente) lutaram recentemente pelo título e perderam. Enquanto que outros candidatos estão lesionados.
Com tantos desfalques, a organização do evento ficou entre os nomes de Erceg e Muhammad Mokaev, contudo, segundo o australiano, "Muhammad é muito jovem e eu não acho que as pessoas ficariam entusiasmadas com a notícia de que ele estaria lutando pelo título. Então, o UFC estava apenas tentando manter o interesse em uma luta pelo título em nossa divisão".
Apesar de ter poucas lutas em sua carreira no UFC, o australiano nunca perdeu na categoria e vem de um nocaute sobre Matt Schnell.
No outro lado do corner, Alexandre Pantoja também foi perguntado sobre o que ele acha do adversário e brincou: "O UFC deu o que ele pediu, pois queria um adversário meio que desconhecido".
Imagem: UFC Brasil no Instagram
Nascido no Rio de Janeiro, Alexandre Pantoja, o "Canibal", defenderá o título dos pesos-mosca no "quintal de casa", já que o UFC 301 acontecerá na capital fluminense.
Com um cartel de 27 vitórias e 5 derrotas, Pantoja vem de uma vitória por decisão unânime em sua luta contra Brandon Royval no UFC 296, em dezembro de 2023. Em seu histórico, o carioca tem 8 nocautes e 10 finalizações.
Já Steve Erceg, o desafiante, quer fazer história e se tornar o primeiro australiano a conquistar o título da categoria no UFC.
Com o card principal do UFC 301 definido, o que resta agora é esperar pelo dia 4 de maio para descobrir se o Pantoja pode vencer Erceg. As odds para essa luta na gaiola pagam 1.37 para a vitória do brasileiro e 3.10 para a vitória do australiano.
Além da luta principal entre Pantoja e Erceg, o UFC 301 terá outros 13 duelos.
Peso-galo: Jonathan Martinez x José Aldo
Peso-médio: Michel Pereira x Makhmud Muradov
Peso-médio: Caio Borralho x Paul Craig
Peso meio-pesado: Anthony Smith x Vitor Petrino
Peso-pena: Joanderson Brito x Jack Shore
Peso-leve: Joaquim Silva x Drakkar Klose
Peso-leve: Ismael Bonfim x Vinc Pichel
Peso-leve: Mauricio Ruffy x Jamie Mullarkey
Peso-palha: Karolina Kowalkiewicz x Iasmin Lucindo
Peso-pena: Jean Silva x William Gomis
Peso-leve: Elves Brener x Myktybek Orolbai
Peso-mosca: Dione Barbosa x Ernesta Kareckaite
Peso-mosca: Alessandro Costa x Kevin Borjas
Além da disputa de cinturão, o outro destaque do evento será a despedida de José Aldo do MMA, que anunciou sua aposentadoria.