TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Novo expresso do BRT promete 35 a 40 minutos de viagem entre terminais Deodoro e Gentileza

Ônibus biarticulado na faixa seletiva, ao lado da exclusiva, demanda atenção extra dos demais motoristas

Por Portal Eu, Rio! em 14/05/2024 às 14:23:41

Novo serviço expresso aumenta 40% oferta de lugares, com expectativa de ligação Deodoro-Gentileza, nos dois sentidos, de 35 a 40 minutos. Foto: Marcelo Piu

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e da Mobi-Rio, inicia nesta quarta-feira (15/5) o serviço expresso do BRT Transbrasil, entre o Terminal Deodoro e o Terminal Intermodal Gentileza. A nova linha, de número 61, chega para otimizar o deslocamento no corredor durante os horários de pico do transporte. A previsão é que os intervalos de partida da nova linha expressa sejam de três minutos, e a viagem dure entre 35 e 40 minutos. O BRT Transbrasil já trabalha com outras três linhas: 60 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro - parador), 80 (Terminal Gentileza x Penha - parador) e 90 (Terminal Gentileza x Fundão - parador).

Ouça no Podcast do Eu, Rio! o depoimento da secretária municipal de Transportes, Maína Celidônio, sobre a importância de os demais motoristas ficarem mais atentos nos horários de pico.

A nova linha 61 terá apenas cinco pontos de parada ao longo do percurso. Os passageiros poderão embarcar e desembarcar nos seguintes locais: Guadalupe, Jardim Guadalupe, Fazenda Botafogo, CEASA Irajá e Fiocruz. Os ônibus do serviço expresso estarão disponíveis exclusivamente nos horários de pico nos dias úteis, facilitando o deslocamento dos passageiros em momentos de maior demanda. Os horários de operação serão das 5h às 9h e das 16h às 19h.

Com o novo serviço expresso, haverá um acréscimo significativo de 2.745 lugares nos serviços do BRT Transbrasil, o que representa um aumento de 40% em relação ao que é ofertado hoje.


Respeito à seletiva por motoristas particulares é vital para segurança e rapidez do serviço

Com o início do serviço expresso, a Prefeitura ressalta a importância de os motoristas não invadirem a faixa seletiva da Avenida Brasil durante os horários de pico, período em que seu uso é proibido aos veículos comuns. A invasão está sujeita à aplicação de multa, e a recomendação é uma medida preventiva contra acidentes. Além disso, é essencial que os condutores dos veículos autorizados a utilizarem essa faixa redobrem a atenção e reduzam a velocidade nas proximidades das estações de BRT. Esta cautela leva em consideração que o BRT utilizará essa faixa para realizar ultrapassagens.

Regras de trânsito na pista central da Avenida Brasil, no trecho entre Trevo das Margaridas (Rodovia Presidente Dutra) e Caju (Viaduto da Treliça)

Faixa à esquerda da calha

Todos os dias, 24h: Exclusiva para o BRT - Velocidade máxima limitada a 60 km/h, com redução para 40 km/h em todas as estações.

Faixa à direita da calha

Dias úteis, de 5h às 10h, e de 16h às 20h: Exclusiva para ônibus convencionais e rodoviários, táxis e veículos de serviço (quando em operação) - Velocidade máxima limitada a 60 km/h, com redução para 40 km/h em todas as estações.

Dias úteis, de 10h às 16h, e de 20h às 5h, fins de semana e feriados: Permitida a circulação de todos os veículos, exceto caminhões - Velocidade máxima limitada a 60 km/h, com redução para 40 km/h em todas as estações.

Duas faixas à direita da pista central

Todos os dias, 24h: Permitida a circulação de todos os veículos - Velocidade máxima de 80 km/h.

BRT Transbrasil

Com 26 quilômetros de extensão, 17 estações e atravessando 18 bairros, o BRT Transbrasil tem previsão de transportar cerca de 250 mil pessoas por dia até 2030. Este é o quarto corredor de BRT implantado na cidade, ampliando o sistema de transporte de alta capacidade, que já opera com os corredores Transoeste, Transcarioca e Transolímpica. O investimento visa proporcionar maior acessibilidade e comodidade aos usuários do transporte público na cidade, ampliando as oportunidades de conexões entre as Zonas Norte e Oeste e o Centro da cidade. Além das linhas regulares de articulados, o Transbrasil também oferece um serviço executivo de transporte de passageiros entre o Terminal Gentileza e o Aeroporto Internacional Tom Jobim.


Serviços:

- Linha 60 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro - parador)

Horário: todos os dias, das 4h até meia-noite

Locais de embarque e desembarque: Terminal Gentileza, estações Into, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Hospital de Bonsucesso, Baixa do Sapateiro, Rubens Vaz, Piscinão de Ramos, Marinha Mercante, Lobo Júnior, Mercado São Sebastião, Cidade Alta, Vigário Geral, Irajá, Fazenda Botafogo, Jardim Guadalupe, Guadalupe e Terminal Deodoro.

- Linha 61 (Termina Gentileza x Terminal Deodoro - expresso)

Horário: dias úteis, das 05 h às 09 h e das 16 h às 19 h.

Locais de embarque e desembarque: Terminal Deodoro, Guadalupe, Jardim Guadalupe, Fazenda Botafogo, CEASA Irajá, Fiocruz e Terminal Gentileza.


- Linha 80 (Terminal Gentileza x Penha - parador)

Horário: todos os dias, das 4h até meia-noite

Locais de embarque e desembarque: Terminal Gentileza, estações Into, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Hospital de Bonsucesso, Baixa do Sapateiro, Santa Luzia, Cardoso de Moraes, Olaria, Ibiapina e Penha.


- Linha 90 (Terminal Gentileza x Fundão - parador)

Horário: todos os dias, das 4h até meia-noite

Locais de embarque e desembarque: Terminal Gentileza, estações Into, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Hospital de Bonsucesso, Baixa do Sapateiro, Maré e Terminal Fundão.


- Serviço executivo Terminal Gentileza x Galeão - sem paradas

Horário: todos os dias, das 6h à meia-noite

Por Portal Eu, Rio!

Fonte: Secretaria Municipal de Transportes

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.