TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Washington Rodrigues, o Apolinho, ícone do rádio, morre por conta de um câncer

Radialista foi técnico do Flamengo em 1995, quando o time tinha o chamado "Melhor Ataque do Mundo"

Por Portal Eu, Rio! em 16/05/2024 às 07:32:44

Foto: Divulgação/Rádio Tupi

Morreu o jornalista Washington Rodrigues, nesta quarta-feira (15), aos 87 anos. Apolinho, como era conhecido, estava internado no Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, tratando de um câncer. Ele fez história na Rádio Tupi e também foi técnico do Flamengo em 1995, no ano do centenário do clube, quando o ataque do time era Romário, Sávio e Edmundo, que ficou conhecido na história como o "Ataque dos Sonhos" ou "Melhor Ataque do Mundo", apesar de não ter obtido o sucesso almejado. O corpo do radialista será velado na Gávea, sede social do Flamengo, a partir das 12h de hoje (16). Já o sepultamento será realizado às 16h, no Cemitério São João Batista.

O "Velho Apolo" estava afastado da rádio, onde tinha um programa e era comentarista de futebol. A última transmissão que teve a participação dele foi Bolívar 2 x 1 Flamengo, na Libertadores, em 24 de abril.

A notícia da morte foi confirmada pela Rádio Tupi, onde ele trabalhava, através do narrador Luiz Penido durante a goleada do Flamengo sobre o próprio Bolívar, no Maracanã. Ele deixa três filhos e sete netos.

Ouça o emocionante anúncio do narrador Luiz Penido na Rádio Tupi, ao vivo, sobre a morte do apresentador:

Em outubro do ano passado, o jornalista revelou que fazia tratamento contra tumores no fígado. "Estou muito fragilizado devido a um câncer que eu contraí e retirei do intestino. Depois, apareceram mais três no fígado. Eu tô batalhando com esse bicho, mas não me ganha, não, porque tenho sangue rubro-negro", disse em entrevista à Rádio Gaúcha, de Porto Alegre/RS.

Carreira

Washington Rodrigues começou a carreira na Rádio Guanabara, atual Rádio Bandeirantes Rio de Janeiro. Ele teve passagens ainda pela Rádio Nacional, Rádio Globo e Rádio Tupi, onde estava desde 1999.

O apelido "Apolinho" surgiu na Rádio Globo. À época, a empresa tinha comprado equipamentos de comunicação que os astronautas utilizaram na missão Apollo 11. Entre esses, estava o microfone utilizado por ele. "Lá vai o Washington Rodrigues com o seu Apolinho", dizia Waldir Amaral.

O radialista cobriu 11 Copas do Mundo. A primeira delas foi em 1970, quando o Brasil se sagrou tricampeão mundial.

Técnico do Flamengo

Washington Rodrigues era um declarado e fanático torcedor do Flamengo. Porém, cativou todas as torcidas do Rio de Janeiro.

A passagem mais marcante com o clube de coração foi quando assumiu o comando do time. Em 1995, no ano do centenário do Rubro-Negro, ele foi convidado para substituir Edinho à beira do gramado. Aceitou e teve o técnico Arthur Bernardes como auxiliar.

Apolinho colocou uma TV no banco de reservas para acompanhar os jogos. "A vida inteira eu vi o futebol de cima. É uma coisa. Onde ficam os treinadores, não se tem a noção do conjunto. Eu, ao menos, não conseguia enxergar. Então tive essa ideia", explicou, em entrevista ao Museu da Pelada.

O radialista esteve à frente do time em 26 jogos. Foram 11 vitórias, oito empates e sete derrotas.

Ele ainda teria mais uma passagem pela Gávea. Em 1998, foi diretor-técnico do clube.

O Flamengo se manifestou na rede social X: "Perdemos um dos maiores comunicadores do esporte nacional. Washington Rodrigues, o Apolinho, nos deixou nesta quarta-feira. Em décadas de carreira, moldou a forma como vivemos o futebol. Criou expressões inesquecíveis - é impossível lembrar do Gol do Pet em 2001 sem lembrar do aviso que 'acaba de chegar São Judas Tadeu' na voz de Apolinho. Muito obrigado por tanto, Apolinho! Descanse em paz!".


O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, também se manifestou. "A CBF lamenta a morte de uma das maiores lendas da comunicação brasileira. Neste momento de dor, a CBF presta solidariedade aos seus familiares e fãs pela partida deste grande jornalista e apaixonado pelo futebol", disse o presidente da entidade.

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.