Maior festival de corridas de rua da América Latina, a 22ª Maratona do Rio 2024 será realizada a partir desta quinta-feira (30/5) e promete agitar a cidade com três dias de provas. São 45 mil atletas, recorde de inscritos, em quatro distâncias: 5 km, 10 km, 21 km e 42 km. De acordo com a organização do evento, 81% dos corredores são de fora do Rio de Janeiro. Haverá também o Desafio Cidade Maravilhosa, uma prova de 63 km disputada no sábado e no domingo (1/6 e 2/6), na qual os participantes têm de correr 21 km num dia e 42 km no outro.
– A Maratona do Rio é sem dúvidas um dos eventos mais aguardados do ano na cidade. Estou muito feliz que a Secretaria Municipal de Esportes está apoiando novamente o maior festival de corridas de rua da América Latina. São atletas do exterior e de todo o Brasil disputando as provas com muita energia, superação e, claro, total segurança. Diversos turistas na cidade, empregos gerados e o impacto econômico maravilhoso – afirma o secretário de Esportes, Guilherme Schleder.
Para dar mais fluidez às provas e mais conforto aos corredores, os percursos de três das quatro distâncias passaram por melhorias. Apenas os 10 km mantêm o mesmo traçado de 2023. A maratona, por exemplo, mudou nos primeiros 15 quilômetros na parte do Centro do Rio e o início do novo traçado é, em grande parte, o mesmo da Maratona Olímpica de 2016. Já a meia maratona teve a sua largada deslocada da esquina com a Rua Bartolomeu Mitre, no Leblon, para o Jardim de Alah, para comportar e dar mais conforto ao grande número de inscritos. Os 5 km ganharam um trajeto completamente novo, mais largo e rápido, todo entre o Museu de Arte Moderna (MAM) e a Praça Cuatemoc, no Flamengo.
– A exuberância natural, a mobilização da cidade e do poder público e as atrações artísticas ampliam a experiência dos participantes – acredita Jued Andari, diretor de Esportes da Dream Factory, uma das organizadoras da Maratona.
– Se contarmos os acompanhantes dos corredores, chegamos a 120 mil pessoas vivendo a Maratona do Rio – salienta João Traven, fundador da Maratona e sócio da Spiridon, a outra organizadora do evento.
Os corredores poderão voltar para suas casas e hotéis pegando o metrô de graça na estação Glória. Para isso, basta estar vestido com a camiseta da Maratona e pedir a liberação na catraca para um funcionário do MetrôRio. Os horários para usar esse benefício serão os seguintes: na quinta-feira (30/5), a partir das 17h; sábado (1º/6) e domingo (2/6), a partir das 8h.
A Maratona será transmitida ao vivo pela ESPN 2 e pelo Star+, no streaming. A largada será às 5h. Para mais informações, acesse o site maratonadorio.com.br.