TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Renato Gaúcho lamenta assassinato de Valdiram

Ex-vice de marketing do Bonsucesso, Marcelo Munt, também lamentou morte do ex-jogador

Por Gabriel Gontijo em 20/04/2019 às 19:47:45

Foto: Reprodução/Internet

Atacante com passagem vitoriosa pelo Vasco da Gama em 2006, Valdiram foi assassinado na cidade de São Paulo neste sábado (20). Segundo informações do programa "Brasil Urgente", da TV Bandeirantes, o ex-jogador foi morto a pauladas por moradores de rua. De acordo com reportagem do "Globoesporte.com", o ex-atleta foi morto na Rua Santa Eulália, no bairro de Santana, Região Central da cidade. O "Portal Eu, Rio!" conseguiu contato com o IML da região e o funcionário que atendeu afirmou que as características do corpo são semelhantes ao do ex-futebolista, mas alegou que só pode confirmar se era Valdiram com o reconhecimento por parte da família, o que até o momento não aconteceu.

Valdiram tinha 36 anos e estava sem jogar futebol desde 2017, quando passou pelo Atlântico-BA. Depois saiu do clube tentando reencontrar a irmã em São Paulo, mas não foi recebido por ela. Então ele tentou jogar no Bonsucesso, clube da segunda divisão estadual do Rio, mas não conseguiu. O ex-atacante já passou pelo clube em 2013, quando foi campeão do primeiro turno da segundona à época e ajudou o clube no acesso para a elite estadual em 2014, porém não ficou no clube da Leopoldina até o fim da competição por voltar a ter problemas com drogas. À época, ele foi afastado por indisciplina

O "Portal Eu, Rio!" conversou com o ex-vice-presidente de marketing do Bonsucesso, Marcelo Munt, que falou que Valdiram teve "inúmeras oportunidades" no clube, mas não soube aproveitá-as. Munt também afirmou que o ex-jogador ficou "sem pai nem mãe" depois que o pastor Marcos Pereira, da Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias, foi preso por abuso sexual. À época, o atacante se tratou contra as drogas em um centro de reabilitação sob responsabilidade do religioso.

"No ano passado, entre abril e maio, logo depois que saiu uma reportagem dele falando sobre a moradia na rua, ele sempre passava na loja que tenho no bairro e pegava comigo R$ 10 para comer alguma coisa. Além de mim, o Zeca (Simões, ex-presidente do Bonsucesso) e outras pessoas ajudávamos de alguma forma. Depois conversamos com o José Monteiro, vice de Responsabilidade Social do Vasco, e o Valdiram ficou lá por quatro ou cinco meses se tratando, mas infelizmente recaiu", afirmou Munt reconhecendo também que o motivo para o afastamento do ex-jogador em 2013 foram furtos de celulares, relógios e camisas nas dependências do clube.

Ascensão meteórica em 2006 com o Vasco

Natural de Canhotinho, no interior de Pernambuco, Valdiram se destacou no Vasco em 2006, atuando ao lado de Romário. O melhor momento foi o vice-campeonato da Copa do Brasil, competição pela qual foi artilheiro com sete gols. Apesar da rápida idolatria com a torcida, o atacante não compareceu ao último treino antes da decisão vencida pelo Flamengo e foi cortado da partida final pelo então técnico Renato Gaúcho. As faltas e indisciplinas foram aumentando até o contrato ser rescindido em fevereiro de 2007.

Em contato feito pelo "Portal Eu, Rio!", o técnico Renato Gaúcho foi pego de surpresa com a notícia. Lamentando a morte do jogador, o atual treinador do Grêmio lembrou do talento do atacante durante o período em que trabalharam juntos no Vasco, em 2006. Ele também revelou que era rotineiro aparecer um oficial de justiça em São Januário procurando por Valdiram.

"É uma pena. Estou sabendo agora que você me ligou. Tinha muita qualidade pra vencer na vida e provou isso no Vasco. Estou muito triste, não sabia. A gente nem tem muito o que falar nessas horas e isso fica de exemplo para essa molecada que está começando ter a cabeça no lugar. Na época eu dei muito conselho, o Eurico Miranda era um pai pra ele e sempre falávamos pra ele sair dessa vida. Infelizmente todos os dias tinha um oficial de justiça que aparecia no clube procurando por ele. Teve uma época que o Valdiram até mudou, mas depois se perdeu novamente", lamentou Renato Gaúcho.

Vida nas ruas no Rio e em São Paulo

Desde que foi flagrado nas ruas de Bonsucesso, Valdiram também tentou o recomeço no Olaria e chegou a ser considerado limpo das drogas. Mas depois que pediu permissão para ir a uma farmácia do bairro, só voltou após uma semana em estado de abandono e admitindo a recaída no vício. Depois foi para São Paulo para mais uma tentativa de reencontrar a irmã, mas foi localizado morando nas ruas em um vídeo no final do ano passado na região da Cracolândia, no Centro da capital paulista.

Vasco lamenta morte

Em nota divulgada pela assessoria de imprensa do Vasco da Gama, o clube informou "com pesar" a morte do ex-jogador. Ainda de acordo com a publicação oficial, "ao tomar conhecimento de que Valdiram vinha dormindo na rua, após dar como vencida uma batalha contra as drogas e o alcoolismo, o Clube conseguiu junto a uma conceituada clínica médica do Rio de Janeiro que o ex-jogador pudesse se tratar gratuitamente e retomar a vida. Valdiram ficou internado durante quatro meses, deixando a clínica no dia 23 de junho".

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.