Estreia frustrante da Seleção Brasileira na Copa América 2024. Com Neymar assistindo de camarote, Brasil e Costa Rica empataram, sem gols, nesta segunda-feira (24), no SoFi Stadium, em Los Angeles (EUA). A equipe comandada por Dorival Júnior teve um gol de Marquinhos anulado por impedimento, dominou em posse de bola, mas parou na retranca costariquenha.
O Brasil volta a campo na próxima segunda-feira, também às 22h (horário de Brasília) para enfrentar o Paraguai em Las Vegas. A Seleção Brasileira está em 2º lugar no Grupo D, que tem a Colômbia liderando a chave após a vitória sobre o Paraguai, por 2 a 1. Apenas os dois primeiros se classificam para a fase mata-mata da competição.
Gol anulado por impedimento
A Seleção Brasileira estreou na Copa América no estádio mais caro do mundo, com custo de R$ 30 bilhões. As novidades no time titular, em relação ao último amistoso contra o Estados Unidos, foram Éder Militão e Guilherme Arana nos lugares de Beraldo e Wendell.
Dorival Júnior iniciou invicto no comando do Brasil, com duas vitórias e dois empates em quatro jogos disputados. Estreou vencendo a Inglaterra e empatou com a Espanha em amistosos na Europa. Nos Estados Unidos venceu o México e empatou com o país sede da competição.
Na Costa Rica, primeira adversária no grupo D, Joel Campbell começou a partida no banco de reservas por causa de um desconforto muscular. Manfred Ugalde foi o substituto do experiente jogador costa-riquenho.
A Seleção Brasileira controlou o primeiro tempo, com 69% de posse de bola. Criou muitas chances, que não foram convertidas em gol. Marquinhos chegou a marcar, mas não valeu. O lance foi aos 30 minutos, com Raphinha cobrando falta, Rodrygo desviou de cabeça, mas estava em posição de impedimento, antes de o companheiro finalizar para o fundo das redes. O VAR levou cerca de sete minutos para anular o gol.
Adversário efetivo na parte defensiva
Rodrygo foi destaque e o Brasil continuou dominando na segunda etapa. A bola chegou a explodir no rosto do atacante na disputa com Vargas após uma linda jogada brasileira, com Paquetá, Raphinha e Vini Jr envolvidos.
Logo depois, Paquetá carimbou a trave quando arriscou de longe querendo abrir o placar. O Brasil sufocava a Costa Rica.
Aos 18 minutos, Gustavo Alfaro fez as primeiras substituições do jogo. Dorival mexeu aos 25 minutos: tirou Vini Jr e Raphinha para as entradas de Savinho e Endrick. Gabriel Martinelli entrou no lugar de João Gomes.
Teve quase um gol contra de Mitchell, aos 26, quando o zagueiro costa-riquenho errou o corte e por pouco não balançou a própria rede. Fora isso, a Costa Rica foi muito efetiva na parte defensiva e frustrou a Seleção Brasileira com um empate sem gols.
Ficha Técnica
BRASIL 0 X 0 COSTA RICA
BRASIL: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Guilherme Arana; Bruno Guimarães, João Gomes (Martinelli) e Lucas Paquetá; Raphinha (Endrick), Rodrygo e Vinicius Júnior (Savinho).
Técnico: Dorival Júnior.
COSTA RICA: Sequeira; Mitchell, Vargas e Calvo; Quirós, Brenes (Bran), Galo, Lassiter (Joseph Mora); Aguilera (Gerald Taylor) e Zamora (Campbell) e Ugalde (Madrigal).
Técnico: Gustavo Alfaro.
Cartão Amarelo: Éder Militão (BRA); Calvo, Ugalde (CRC)