A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) prendeu, na Operação Iscariotes realizada na manhã desta segunda(22), dois inspetores que foram flagrados tentando facilitar a entrada de drogas e de uma balança de precisão na Cadeia Pública Jorge Santana, no Complexo de Gericinó, em Bangu. Segundo a Seap, agentes da Superintendência de Inteligência (Sispen) chegaram cedo à cadeia para realizar a Operação Iscariotes, que tem como finalidade impedir a entrada de drogas nos presídios.
Os agentes, ao revistar o alojamento dos servidores penitenciários, encontraram cinco tabletes de maconha e uma balança de precisão com o inspetor Walter Camargo de Souza que havia acabado de chegar ao local para começar o plantão do dia.
O inspetor Almir de Almeida teria facilitado a entrada de Walter com o material ilícito no presídio. Na operação, os pertences pessoais e os veículos de outros funcionários que chegavam ao presídio também foram revistados, mas nada ilegal foi encontrado.
Os dois inspetores foram presos e levados para a 35ª DP em Campo Grande, onde responderão por receptação de drogas, e será aberto um inquérito administrativo para possível demissão.
A operação também prendeu, neste domingo(21), outro inspetor penitenciário que tentou entrar com 30 maços de cigarros, seis celulares, seis carregadores, um fone de ouvido e 12 chips de telefonia na Cadeia Pública Juíza Patrícia Accioli, em Guaxindiba. O homem foi preso e encaminhado para a 74ª DP, em Alcântara.