Nesta sexta-feira (28), em Los Angeles (EUA), o Brasil derrotou o Paraguai por 4 a 1 na segunda rodada da fase de grupos na Copa América. Vini Jr marcou duas vezes e foi o destaque da Seleção Brasileira. Paquetá perdeu um pênalti no primeiro tempo, mas converteu outro na etapa complementar. Savinho foi novidade entre os titulares e também fez gol. Alderete descontou para os paguaios.
O resultado eliminou o Paraguai e encaminhou a classificação do Brasil para a próxima fase. No grupo D, a Colômbia tem seis pontos, pois venceu o Paraguai na estreia e a Costa Rica. A Seleção Brasileira tem quatro pontos, pois estreou empatando também com a Costa Rica, que tem apenas um ponto.
Brasil e Colômbia se enfrentam na próxima terça-feira, às 22h (horário de Brasília), na Cidade de Santa Clara. Um empate classifica o Brasil e a vitória coloca a Seleção Brasileira como líder do grupo.
Paquetá perde pênalti, mas Vini Jr marca duas vezes
As novidades no Brasil foram Wendell e Savinho iniciando A partida. Mas o jogo começou truncado e parecia que seria mais um confronto difícil. Tanto que aos 31 minutos, Paquetá perdeu um pênalti. O meia chutou para fora na cobrança com paradinha.
Porém a Seleção Brasileira não se abateu, nem o jogador. Tanto que participou da linda jogada que abriu o placar em Las Vegas. Vini Jr marcou aos 34 minutos, após chegar pela esquerda na entrada da área e receber na direita do próprio Paquetá. A bola ainda passou por Rodrygo e Bruno Guimarães.
Aos 42, Savinho ampliava para o Brasil quando a bola sobrou para ele na direita com o gol aberto. Desta vez foi o Rodrygo que invadiu a área, chutou e o goleiro defendeu com rebote batendo em Espinoza antes de chegar ao Camisa 20.
Aos 49, outro gol do Vini Jr, o terceiro da Seleção Brasileira no primeiro tempo. Paquetá lançou para o Rodrygo na área. Alderete tenta cortar e o Camisa 7 chega mandando para o fundo das redes.
Alderete marca, mas Paquetá amplia
O Paraguai descontou aos dois minutos do segundo tempo. Alderete fez um golaço de fora da área. O zagueiro pegou a bola que sobrou do Wendel e mandou uma bomba no canto do Alisson. O goleiro brasileiro caiu certo, mas com atraso e nada pode fazer.
Aos 17 minutos, outro pênalti marcado a favor do Brasil. Savinho chuta e a bola bate no braço de Villasanti, o árbitro marca a infração. Paquetá fez a cobrança de novo, no mesmo lado do primeiro, mas acertando o alvo e deslocando o goleiro.
Dorival ainda colocou em campo Raphinha, Douglas Luiz, Endrick, Andreas Pereira e Gabriel Magalhães. Velázquez chegou a marcar o que seria o segundo gol paraguaio. Mas estava impedido e não valeu. Cubas foi expulso por falta grave em Douglas. Com um jogador a mais, o Brasil administrou e confirmou a goleada.
Local: Allegiant Stadium, em Las Vegas (EUA)
Árbitro: Piero Maza (CHI)
Assistentes: Claudio Urrutia (CHI) e Miguel Rocha (CHI)
VAR: Juan Lara (CHI)
Cartões amarelos: Balbuena, Caballero (PAR); Wendell, Paquetá, Vini Jr (BRA)
Cartões vermelhos: Cubas (PAR)
Gols: Vini Jr (BRA), aos 34 min do 1° tempo e aos 49 min do 1° tempo; Savinho (BRA), aos 42 min do 1° tempo; Alderete (PAR), aos 2 min do 2° tempo; Paquetá (BRA), aos 19 min do 2° tempo
PARAGUAI: Morínigo; Espinoza (Giménez), Alderete, Balbuena e Velázquez; Bobadilla (Caballero), Cubas, Villasanti, Enciso (Romero) e Almirón (Ramon Sosa); Arce (Bareiro). Técnico: Daniel Garnero
BRASIL: Alisson; Danilo, Militão (Gabriel Magalhães), Marquinhos e Wendell; João Gomes, Bruno Guimarães (Douglas Luiz) e Paquetá (Andreas Pereira); Savinho (Raphinha), Rodrygo (Endrick) e Vini Jr. Técnico: Dorival Júnior