TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Estatuto de Igualdade Racial abre caminho para ampliar investimento em políticas afirmativas no Rio

Aprovado na Câmara Municipal, projeto da vereadora negra Thais Ferreira aguarda sanção do prefeito Eduardo Paes, eleito com a promessa de combater o racismo

Por Portal Eu, Rio! em 02/07/2024 às 07:18:15

Aprovado na Câmara Municipal, Estatuto da Igualdade Racial aguarda sanção do prefeito Eduardo Paes, até a segunda quinzena de julho. Foto: Câmara do Rio

A aprovação do Estatuto da Igualdade Racial do Rio de Janeiro é uma vitória significativa para o movimento negro e consolida compromissos do Legislativo municipal com a equidade e a justiça social, na avaliação da autora do projeto, a vereadora Thais Ferreira, do PSOL. A nota divulgada pelo mandato destaca ainda que a cidade poderá a partir de agora integrar o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), com acesso mais ágil a programas de intercâmbio e verbas federais, ampliando o investimento para políticas afirmativas e de reparação na cidade.

Vereadora Thais Ferreira, autora do Estatuto da Igualdade Racional, considera aprovação do projeto uma vitória significativa para o movimento negro

“Essa é uma luta histórica do movimento negro da cidade, assinado por uma mulher preta, mãe e legisladora que, enfim, se torna realidade em nosso município. Seguimos honrando as lutas do povo negro e de quem veio antes de nós!”, declarou a parlamentar.

Estatuto aguarda sanção de Eduardo Paes, que prometeu governo contra racismo na cidade

O Estatuto se baseia em legislações pré-existentes no país e no estado, além de se inspirar em propostas de lei já apresentadas na Câmara Municipal do Rio. Suas disposições trazem melhorias significativas para a cidade, uma vez que estabelecem estratégias para assegurar a segurança e a continuidade das políticas de igualdade racial prometidas pelo prefeito Eduardo Paes ao assumir o cargo, ou seja, de que iria fazer um governo contra o racismo na cidade do Rio de Janeiro.

Ouça no Podcast do Eu, Rio! a análise da vereadora Thaís Ferreira (PSOL) sobre a importância da sanção do Estatuto da Igualdade Racial para o desenvolvimento de ações de reparação, na cidade que recebeu o maior número de escravizados africanos em todo o planeta.

O Estatuto traz como proposta objetiva a efetivação da igualdade de oportunidades, defesa dos direitos individuais, coletivos e difusos, a superação e o combate à discriminação e das desigualdades raciais na cidade. Além disso, o novo mecanismo garante direitos na saúde, na cultura, na educação, na liberdade religiosa, na moradia digna e no acesso à terra, no trabalho, e principalmente, no acesso aos serviços públicos e no combate ao racismo, faltando agora apenas a sanção do Prefeito Eduardo Paes.

“Este é um momento de grande orgulho e responsabilidade. O Estatuto da Igualdade Racial é um instrumento crucial para combater o racismo e promover políticas públicas inclusivas, afirmativas e reparadoras de verdade.”, declara Thaís.


Por Portal Eu, Rio!
POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.