O traficante Schumaker Antonácio do Rosário de 35 anos, chefe do tráfico de drogas no Jardim Catarina em São Gonçalo foi executado na noite desta quinta-feira (25) por outro traficante, Thomas Jhayson Vieira Gomes, conhecido como 2N e que chefia o tráfico no Complexo do Salgueiro. O crime inclusive teria acontecido por lá, em uma área conhecida como Balança.
Como o local é em área de risco, agentes da Divisão de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG) que investigam o caso, estariam esperando amanhecer para poder ir até o local em segurança fazer o reconhecimento do corpo.
Muitas informações não confirmadas
De acordo com informações que circulam pelas redes sociais, os motivos divergem, uns alegam que teria sido pelo controle da facção Comando Vermelho (CV), outros dizem 2N teria até mesmo mudado para o Terceiro Comando Puro (TCP) traindo seus colegas de facção.
Alguns relatos afirmam que um traficante identificado como Faustão também teria sido morto e que o Salgueiro estaria cheio de bandidos do Morro do Dendê, na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio. Outros boatos falam que 2N virou ADA (Amigos dos Amigos) ou que permaneceu no CV.
Na página São Gonçalo Vai Mudar do Facebook, as pessoas demonstram preocupação com quem ainda não chegou do trabalho no Jardim Catarina e como vão ir trabalhar amanhã por conta de possíveis ações do tráfico de retaliação contra a suposta morte de Schumaker.
Já até surgiram informações, que ainda carecem de confirmação, de que os bandidos estariam atacando o DPO do Jardim Catarina, informação que não foi confirmada pelo 7º Batalhão (São Gonçalo).
Em um outro post, há relatos de que o traficante Rabicó, que é o verdadeiro dono das bocas de fumo do Salgueiro, já estaria se mobilizando dentro de um presídio para articular uma invasão ao seu reduto.
Quem é Schumaker
O Portal dos Procurados oferece uma recompensa de R$ 30 mil reais por informações que levem a prisão de Schumaker.
A quadrilha do traficante é conhecida pelo nome de O Bonde do Schumacher e é acusada de tráfico de drogas, assaltos e homicídios. Em fevereiro de 2017, traficante chegou a oferecer aos "seus soldados" uma recompensa de R$ 5 mil por cada policial morto na região.
Não era a primeira vez que o traficante orquestra um plano para matar policiais em São Gonçalo. Em junho de 2014, o bando liderada pelo criminoso, teria executado com mais de 20 tiros o soldado da PM Dayvid Lopes Atanásio, de 25 anos, no Jardim Catarina. Lotado no Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), o militar sofreu uma emboscada próximo de sua casa. Na época, o bandido chegou a ameaçar também outros agentes.
Em 2016 traficantes de sua quadrilha após serem flagrados por uma câmera circulando fortemente armados pela Avenida Albino Imparato, principal via do Jardim Catarina, Schumaker teria ordenado a retirada de todos os dispositivos de segurança da área externa das casas e comércios do bairro.
O criminoso chegou a ser preso por assalto em agosto de 2003. Dez anos depois, ele recebeu o benefício para cumprir o restante da pena em regime semiaberto e não mais retornou ao Instituto Penal Edgar Costa, onde cumpria pena e atualmente, encontra-se na condição de Evadido do Sistema Penitenciário. Schumaker já foi condenado por crime de homicídio e assalto a mão armada a 29 anos de prisão. O chefão do tráfico buscou refúgio no Complexo do Salgueiro depois que passou a ser alvo constante de operações da Polícia.