Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Cultura na Casa Legislativa

Artistas participam do projeto Música para Nossa Memória da Alerj

Espetáculo fará parte das atividades permanentes da Assembleia Legislativa


Foto: Thiago Lontra

O Subdiretor de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Nelson Freitas, realizou a primeira reunião de trabalho com atores e músicos que participarão do projeto ‘Música para Nossa Memória – Modinha do Império’, que acontecerá sempre às segundas-feiras, de junho a agosto na Alerj. “Vamos produzir um espetáculo que fará parte das atividades permanentes do Palácio Tiradentes”, garantiu. 

Com letras assinadas pelos poetas que integraram o movimento da Inconfidência Mineira, o espetáculo terá participações do ator e cantor Toni Garrido e a harpista Cristina Braga, com direção musical de José Maria Braga e direção cênica do ator Amir Haddad, todos presentes neste primeiro encontro.

“Com as artes, ampliamos a construção do olhar e o exercício da cidadania no espaço público Palácio Tiradentes sob o tema ‘Justiça Social e Liberdade’ que nos remete à contemporaneidade”, destacou Freitas.

Já o ator Toni Garrido destacou que o objetivo é resgatar textos e experiências do povo comum que viveu naquela época. “Quem sabe, descobrir talvez, as relações dos inconfidentes com os escravos. Afinal, o movimento dos inconfidentes foi a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português. Porque não?!”, salientou o cantor.

Modinhas do Império

No musical, Garrido interpretará canções que marcaram uma época da música brasileira; músicas que deram origem aos diferentes ritmos, incluindo as Modinhas do Império que encantavam o público com textos de poetas que integraram o movimento social ocorrido em Minas Gerais, no ano de 1789: entre eles, Claudio Manoel da Costa, Thomas Antonio Gonzaga e Alvarenga Peixoto.

“Poemas e canções, ambos serão cuidadosamente alternados, de uma forma que possamos proporcionar ao público a História e arte com beleza e cronologia”, ressaltou Haddad, diretor do espetáculo. O grupo vai trabalhar nos próximo dias na escolha do repertório, o que requer uma grande pesquisa, e depois será agendado novo encontro.

O projeto ‘Música para Nossa Memória - Modinhas do Império’ foi criado para celebrar os 230 Anos da Inconfidência Mineira e visa a proporcionar aos participantes, ao público em geral, uma informação musical única e diferenciada, aliada ao entretenimento e conhecimento.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!