A morte recente da influenciadora Aline Ferreira, após se submeter a um procedimento de colocação de prótese no bumbum à base de PPMA, gerou grande repercussão, especialmente entre profissionais da área médica. O médico José Kacowicz, reconhecido mundialmente como a maior autoridade em Peeling de Fenol, destacou que esse trágico episódio reforça a tese que ele já defendia. "Procedimentos estéticos realizados por não médicos, sem os devidos protocolos de segurança, apresentam um risco significativamente maior de intercorrências”, afirmou o profissional. Kacowicz já havia abordado esse tema no ano passado, durante um evento destinado a médicos, enfatizando a importância da população se conscientizar sobre os perigos envolvidos.
Além das declarações de Kacowicz, a recomendação de que pelo menos sete tipos de procedimentos estéticos devem ser exclusivamente realizados por médicos foi reiterada em uma nota conjunta das Sociedades Brasileiras de Dermatologia e Cirurgia Plástica, bem como pelo Conselho Federal de Medicina. “É mais um erro, mais uma tragédia e que não só traz à tona a discussão sobre a segurança em intervenções estéticas, mas também reforça a necessidade de regulamentações mais rígidas para proteger os pacientes contra práticas inseguras”, conclui Kacowicz.
Sobre José Kacowicz
Considerado a maior autoridade mundial em peeling de fenol de alta performance, José Kacowicz é médico, cientista e é, atualmente, o único profissional dedicado exclusivamente ao tema. Seus protocolos são usados como referência em faculdades de medicina na formação de dermatologistas e cirurgiões plásticos. Em 2002 foi condecorado membro de honra pela Sociedade Francesa de Cirurgia Plástica, em reconhecimento às suas contribuições para a especialidade.