A atleta brasileira de ginástica aeróbica, Manoella Aparecida, de 13 anos, conseguiu um patrocinador que vai bancar a viagem da ginasta para o sul-americano da modalidade no Peru, que vai acontecer na próxima terça-feira (10).
A adolescente, moradora de Itaguaí, cidade que fica entre a Costa Verde e a Baixada Fluminense, parte em busca do bicampeonato. Ela aposta na fé e na superação como fatores diferenciais para vencer suas rivais.
A viagem chegou a ser considerada incerta devido às dificuldades de se conseguir apoio financeiro, mas quase em cima da hora uma empresa concordou em ajudar Manu. Sobre a incerteza em participar da competição, a adolescente disse que nunca deixou de acreditar em uma solução, mas espera não encontrar dificuldades para disputar torneios no futuro.
A busca por um patrocinador começou com o envio em série de mensagens pelo WhatsApp que a mãe da ginasta, a fisioterapeuta Danielle Aparecida, fez. Como vários contatos repassaram, a mensagem chegou ao vereador de Itaguaí Ivanzinho (PSB), que procurou a família da atleta e levou a situação para o deputado federal Alexandre Valle (PR), que é o presidente da Comissão Nacional de Esportes da Câmara dos Deputados.
Por também ser de Itaguaí, Valle intermediou um contato com uma empresa da cidade, a Nuclebrás Equipamentos Pesados (NUCLEP). Embora a NUCLEP não tivesse como ajudar, a empresa foi mais uma que se somou a tantos em uma corrente do bem até chegar à NGS Food Service, que prontamente aceitouapoiar a ginasta.
Apesar do pouco tempo para organizar a viagem, Manoella não acredita que a dificuldade resolvida no último momento vá afetar seu desempenho no sul-americano: "Treinei duro todos os dias, nunca aceitei a possibilidade de não ir representar o meu pais. E conseguirei ir no mesmo vôo da equipe toda. Estava esperando uma empresa chegar e apoiar e isso aconteceu, graças a Deus! Quero agradecer demais a empresa NGS Food Service pelo patrocínio e por me dar a chance de defender o título sul-americano. Estou explodindo de felicidade e prometo me esforçar ao máximo!"
Manoella Aparecida foi a melhor ginasta das Américas no mundial disputado em maio, em Portugal. No Peru, ela competirá no individual e no trio, junto com Lara Pedro e Sophia Veeren.