O Disque Denúncia divulgou um cartaz para auxiliar a Divisão de Capturas (RECAP) e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP/RJ), a fim de obter informações que levem à localização e prisão do criminoso, foragido da Justiça, Elizeu Felício de Souza, o “Zeu”, de 45 anos.
No dia 04 de julho deste ano, o traficante deixou o Instituto Penal Vicente Piragibe, em Bangu, beneficiado pela progressão de pena — do regime fechado para a Prisão Albergue Domiciliar (PAD). O criminoso tinha cinco dias para se apresentar no Patronato Margarino Torres (PMT), para colocação da tornozeleira eletrônica, mas não retornou. Considerado um puxador de guerras contra facções rivais, e de inteira confiança do traficante Luciano Martiniano da Silva, o “Pezão”, chefe do tráfico de drogas no Complexo do Alemão, “Zeu”, já é considerado foragido do Sistema Penitenciário.
Um dos envolvidos no assassinato do jornalista Tim Lopes, em 2002, “Zeu” já cumpriu 13 anos, dos 35 a que fora condenado, no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio. Ele foi capturado durante a ocupação dos complexos do Alemão e da Penha, em novembro de 2010.
Sete traficantes já foram condenados pela morte do jornalista. Dois já morreram, outros 3 cumpriram parte da pena e receberam liberdade. Um dos que morreram foi Elias Maluco, considerado mandante do crime. Ele foi enforcado no presídio federal de Catanduvas, no interior do Paraná.
Contra o traficante “Zeu” foi expedido um Mandado de Prisão, pela Vara de Execuções Penais (VEP)/TJRJ - Vara Meio Fechado e Semiaberto, Comarca da Capital, por ter fugido do estabelecimento em que se encontrava recolhido, pelos crimes da Lei de Drogas e Organização Criminosa.
A RECAP/SEAP/RJ solicita à população que repasse de forma anônima informações sobre o paradeiro do traficante “Zeu”, para o Disque Denúncia, pelos seguintes canais de atendimento:
Central de atendimento/Call Center: (021) - 2253 1177 ou 0300-253-1177
WhatsApp Anonimizado: (021) – 2253-1177 (técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa)
Aplicativo: Disque Denúncia RJ
Anonimato Garantido
Fonte: Portal dos Procurados/Disque Denúncia/Polícia Civil