Oito renomados jornalistas de Brasil, EUA e França discutirão, no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, 3 de maio, o impacto das plataformas digitais no jornalismo, assim como tendências e melhores práticas. Assuntos quentes como desinformação, credibilidade, segurança digital e polarização compõem a agenda do encontro, que será realizado no auditório 1 da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP).
Na semana passada, o Ranking Mundial de Liberdade de Imprensa de 2019 da ONG Repórteres Sem Fronteiras apontou “preocupante piora da situação da liberdade de imprensa na América Latina.” O Brasil caiu 3 posições, para o 105º lugar entre os 180 países monitorados, aproximando-se da zona vermelha da classificação (“situação difícil”).
O evento do dia 3 de maio será dividido em dois painéis. O internacional contará com a especialista norte-americana Jane Kirtley, professora de ética midiática e direito da Universidade de Minnesota, que trabalhou por 14 anos como diretora-executiva do The Reporters Committee for Freedom of the Press, e Emmanuel Colombié, diretor para a América Latina do Repórteres Sem Fronteiras.
O painel nacional reunirá Sergio Dávila (diretor de redação da Folha de S. Paulo), Carla Jimenez (diretora do El Pais Brasil), Ricardo Gandour (diretor-executivo da rádio CBN) e Guilherme Amado (vice-presidente da Abraji). A abertura será feita por Felipe Santa Cruz, presidente da OAB Nacional.
Os moderadores serão Angela Pimenta (presidente do Projor) e Luciana Garbin (coordenadora do LabJor - laboratório de produção de conteúdos jornalísticos do curso de Jornalismo - da FAAP e editora de produção do Estadão).
O seminário é gratuito e aberto ao público, mas é necessário fazer a inscrição. Alunos receberão certificado de presença e haverá tradução simultânea.
O evento é uma realização da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), do Consulado dos Estados Unidos em São Paulo e da FAAP (Faculdade Armando Alvares Penteado). Conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ANJ (Associação Nacional de Jornais), Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), Instituto Palavra Aberta, Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) e RSF (Repórteres Sem Fronteiras).
Serviço
Evento: Seminário Internacional Liberdade de Imprensa na Era Digital
Local: FAAP – Rua Alagoas, 903 – Auditório 1
Data: Sexta-feira, 3 de maio
Horário: das 9h30 às 12h30
Inscrições: neste link
Transmissão ao vivo:
https://www.facebook.com/
Informações: Textual: [email protected] / [email protected] / [email protected] / www.faap.br/imprensa / Oboé Comunicação Corporativa: [email protected] / [email protected]
Programação
9h30 - Boas-vindas: Edilamar Galvão (FAAP)
9h35 - Discurso de Abertura: Felipe Santa Cruz (OAB)
Painel Internacional
9h45 - Emmanuel Colombié (Repórteres sem Fronteiras)
10h - Jane Kartley (Universidade de Minnesota)
10h15 - Debate e perguntas: Angela Pimenta (Projor)
10h45 -Intervalo (15 minutes)
Painel Nacional
11h - Sergio Dávila (Folha de S.Paulo)
11h15 - Carla Jimenez (El País Brasil)
11h30 - Ricardo Gandour (CBN)
11h45 - Guilherme Amado (Abraji)
12h - Debate e perguntas: Luciana Garbin (LabJor FAAP/Estadão)
12h30 - Encerramento