O Dia dos Avós, celebrado hoje (26), destaca o papel fundamental que os avós desempenham nas famílias, simbolizando cuidado, amor e sabedoria. A data também serve como um momento de reflexão sobre os cuidados necessários para aqueles que tanto amamos. Com o envelhecimento da população, a necessidade de cuidadores de idosos qualificados tem se tornado cada vez mais urgente. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, a profissão de cuidador de idosos cresceu 547% nos últimos 10 anos, tornando-se uma das áreas com maior demanda no mercado de trabalho.
Com a profissão em expansão, a média salarial nacional para cuidadores de idosos, o salário, de acordo com dados atualizados em julho deste ano pelo Glassdoor, é de R$ 2.829. Nesse cenário, para os interessados em aproveitar melhor as oportunidades de trabalho, o Grau Profissionalizante, presente em várias localidades do Rio de Janeiro, oferta o Curso de Cuidador de Idosos.
O curso oferece uma formação abrangente, abordando temas como autocuidado, anatomofisiologia, prevenção, tratamento e manuseio da pessoa idosa, saúde e segurança do idoso, procedimentos adotados em casos de emergência, principais patologias neurológicas dos idosos e práticas supervisionadas. Com uma carga horária de 84 horas e duração de quatro meses, o curso prepara os alunos para atender com excelência as necessidades da população idosa. Além disso, a instituição possui uma agência de empregos que direciona os formados para o mercado de trabalho.
“A missão do Grau Profissionalizante é formar cuidadores de idosos altamente qualificados, capazes de proporcionar um atendimento humanizado e eficiente. Com o aumento da demanda por esses profissionais, estamos comprometidos em oferecer a melhor formação para que nossos alunos se destaquem no mercado,” explica Joyce Sena, gerente de marketing do Grau Educacional.