TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Homologada licitação das obras de reforma do Cinema Icaraí em Niterói

Anúncio foi feito durante Encontro Nacional de Culturas e Periferias

Por Portal Eu, Rio! em 10/08/2024 às 19:45:57

Foto: Divulgação

Na solenidade de abertura do Encontro Nacional de Culturas e Periferias, promovida pelo Ministério da Cultura (MinC), a Prefeitura de Niterói anunciou a homologação das obras de reforma do Cinema Icaraí e a sanção das leis que autorizam empréstimos para a construção da primeira linha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da cidade e a compra de 30 ônibus elétricos para a frota do município.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, fez o anúncio na Sala Nelson Pereira dos Santos ao lado dos ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Margareth Menezes (Cultura). Também participaram do evento a presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Micaela Costa; a secretária municipal das Culturas, Júlia Pacheco; e o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Claudio da Nóbrega, entre outras autoridades.

“Nossa gestão tem diversas iniciativas de reconhecimento, apoio e fomento de atividades culturais. Enxergamos como fundamental a Cultura que é produzida das periferias da nossa cidade. Também estamos fazendo um grande investimento no patrimônio da cidade e um desses destaques é a restauração do Cinema Icaraí. A cidade esperava pela recuperação desse espaço, que faz parte da memória afetiva dos niteroienses”, destacou o prefeito de Niterói, Axel Grael, durante a assinatura do termo de homologação da reforma geral do Cinema Icaraí.

O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, enfatizou que as iniciativas da Prefeitura de Niterói garantem à população o acesso à cidade.

“O que transforma as cidades é a produção cultural e o povo ter acesso à Cultura. Não é possível o povo ter acesso sem mobilidade urbana. Daí a importância do investimento no VLT e nos ônibus elétricos. É preciso ter transporte de qualidade e sustentável. Assinamos recursos do Governo Federal para a Prefeitura de Niterói, são R$ 455 milhões para o VLT e R$ 95 milhões para os ônibus elétricos. Esses investimentos são possíveis graças ao fato de a Prefeitura ter feito a lição de casa e ter capacidade de tomar esses financiamentos em benefício da população”, afirmou o ministro Alexandre Padilha.

A ministra Margareth Menezes ressaltou que o país vive um momento de reconstrução do Ministério da Cultura porque houve uma descontinuidade das políticas para o setor no nosso país.

"Essa reconstrução é um apelo da própria sociedade. Precisamos de políticas públicas que ajudem a organizar e qualificar nossos ativos culturais. Niterói é sempre lembrada no Ministério por ser uma referência em Cultura do Brasil. Estamos no caminho certo e é muito satisfatório saber que Niterói está no mesmo caminho", disse a ministra.
POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.