Chegou a hora de o Botafogo presentear seus torcedores com a primeira vitória no Campeonato Brasileiro de 2019. Mesmo saindo atrás no placar, o Glorioso impôs o castigo da virada ao Bahia, na noite desta quinta-feira (2), no estádio Nilton Santos. Erik, João Paulo e Cícero fizeram os gols dos 3 a 2 que decretaram o penar do Tricolor de Aço. Ex do clube de General Severiano, o lateral Moisés até tentou pagar com "traição", distribuindo uma assistência no começo da partida. O efeito durou pouco. Antes de a bola rolar, não houve minuto de silêncio, e sim a execução do famoso trecho de uma das músicas de maior sucesso da cantora Beth Carvalho. Desta forma, os alvinegros que foram ao Engenhão puderam "Festejar", na medida do possível, dois dias depois da morte da madrinha do samba e fanática botafoguense.
Quatro celebrações na etapa inicial
Logo aos cinco minutos, os visitantes foram ao fundo das redes. Após troca de passes na entrada da área, Moisés cruzou rasteiro pela esquerda. Arthur Caíque foi de carrinho na redonda e a empurrou para dentro da meta de Gatito Fernández. O Botafogo chegou a bater mais de 70% de posse de bola, mesmo depois do gol sofrido.
Errando passes e sem inspiração para superar a defesa oponente, o Alvinegro viu, aos 19, Nino Paraíba receber enfiada de bola na direita, driblar Gabriel e cruzar na linha da pequena área, onde Arthur Caíque dividiu com o zagueiro e cabeceou perigosamente para fora. Os comandados de Roger Machado seguiam levando mais sustos ao adversário, apesar da soberania botafoguense no tempo de controle de bola.
Aos 24, entretanto, o Fogão animou a torcida. Rodrigo Pimpão aproveitou uma rebatida da zaga e soltou uma bomba, de primeira. Douglas realizou bela defesa, espalmando o chute que também merecia uma pintura.
Cinco minutos mais tarde, outro lance de chamar a atenção. Desta vez, com final feliz para os anfitriões. Joel Carli tocou a cabeça na bola, após cobrança de escanteio. De peito, Cícero deu rolou para Erik improvisar um voleio quase em cima do goleiro e anotar o primeiro tento do Glorioso no Brasileirão 2019.
A virada veio a dez minutos antes dos acréscimos. Gilson avançou e cruzou. Rodrigo Pimpão acabou furando, mas João Paulo chegou faminto na pequena área, estufando a baliza. Antes de o árbitro encerrar a etapa inicial, Cícero ampliou a vantagem, ao receber passe de Erik, partir em velocidade e finalizar forte no canto de Douglas: 3 a 1.
Administração alvinegra e susto
Na volta do intervalo, os erros de passe se intensificaram e o confronto perdeu em qualidade. Contudo, houve alternância nas idas ao ataque. Ambos os times encontravam espaços para se aproximar das defesas.
Aos poucos, a equipe de Eduardo Barroca foi administrando o resultado. Diego Souza perdeu um gol na cara do goleiro Douglas. Já o Bahia investiu nas esticadas pelas laterais na busca por uma reviravolta.
O Tricolor cresceu no jogo, tomando o controle das ações momentos antes de o relógio atingir a faixa dos 30 minutos. Exatamente quando ele chegou lá, Marcinho cruzou pela direita, ninguém afastou e a bola foi até os pés de Leonardo Valencia, na entrada da grande área. O chileno entortou o defensor e bateu sem chances para o goleiro. Só que Lucas Fonseca pôs a cabeça na frente e evitou o pior para os visitantes.
No 37° minuto, o campeão baiano de 2019 tornou a furar a meta botafoguense. Shaylon foi lançado na direita, passou pela marcação e fez o cruzamento. Gatito Fernández tocou na redonda, porém não impediu com que ela sobresse na frente de Ernando. O zagueiro só teve o trabalho de completar o estrago, diminuindo o prejuízo do time de Roger Machado. No entanto, o triunfo permaneceu no lado preto e branco até o fim.
Pela terceira rodada, no domingo (5), o Botafogo recebe o Fortaleza, novamente no Engenhão, às 16h (de Brasília). No mesmo dia, porém às 19h, o Bahia duela na Fonte Nova contra o Avaí.
BOTAFOGO 3 X 2 BAHIA
Local:estádio Nilton Santos (Rio de Janeiro/RJ)
Data:quinta-feira, 2 de maio de 2019
Árbitro:Luiz Flavio de Oliveira
Auxiliares:Marcelo Carvalho Van Gasse e Anderson José de Moraes Coelho
Público:6.509 pagantes (7.568 presentes)
Renda:R$ 148.599
Gols:Arthur Caíque (5"/1°T), Erik (29"/1°T), João Paulo (35"/1°T), Cícero (47"/1°T) e Ernando (37'/2°T)
Botafogo:Gatito Fernández; Marcinho, Joel Carli, Gabriel e Gilson; Gustavo, João Paulo e Cícero (Luiz Fernando); Erik (Alex Santana), Rodrigo Pimpão (Leonardo Valencia) e Diego Souza - Técnico: Eduardo Barroca
Bahia:Douglas; Nino Paraíba, Ernando, Lucas Fonseca e Moisés; Elton e Gregore; Ramires (Rogério), Artur e Arthur Caike (Shaylon); Fernandão (Gilberto) - Técnico: Roger Machado