Enquanto a polícia faz buscas em favelas de São Gonçalo, o traficante Thomas Jhayson Vieira Gomes, o agora 3N, pode estar escondido em favelas do Rio. Informações recebidas pelo Disque Denúncia apontam a comunidade Vila dos Pinheiros, no Complexo da Maré, na Zona Norte da Capital, como provável esconderijo do criminoso, já que seria aliado agora de chefões do Terceiro Comando Puro (TCP), como Bill, da Vila dos Pinheiros, e Thiago de Souza Folly, o TH da Maré . Ele estaria no local junto com seus comparsas Xandinho e Ricardinho, segundo o informe.
Boato que circula nas redes sociais indica que o bandido teria andado também pelo Morro do Dendê, na Ilha do Governador, também na Zona Norte, onde recebeu apoio de Fernando Gomes de Freitas, o Fernandinho Guarabu. Segundo a denúncia, ele teria levado 40 fuzis.
O Disque-Denúncia aumentou para R$ 20 mil a recompensa por informações que ajudem na captura do criminoso.
Nesta sexta-feira (3), a Polícia Civil prendeu um bandido ligado a 3N. Wesley Fernandes do Nascimento, vulgo Piraquê. Ele foi preso durante operação da DRFA na capital e na Baixada Fluminense.
3N, segundo o Portal dos Procurados, seria aliado agora também de outros chefões do TCP, como Bill da Vila dos Pinheiros, e Thiago de Souza Folly, o TH do Complexo da Maré. Bill também é chefe do tráfico no Morro da Alma, em São Gonçalo, local onde o segurança de 3N, Xandinho, estaria se escondendo.
Desde que surgiram rumores de que 3N, antes 2N, matou o antigo aliado Schumaker Antonácio do Rosário, o Piloto, na semana passada, ele mudou de facção, passando do Comando Vermelho (CV) para o TCP, alterou seu apelido e acabou fugindo do Complexo do Salgueiro onde comandava o tráfico. Até mesmo parentes do bandido foram expulsos da comunidade.
Segundo o Disque-Denúncia, por ordem do então 2N, morreram cinco traficantes do Jardim Catarina: Schumaker, Esquilo, Juninho, Cheba da Ilha da Itaoca e Luizinho da Manoel da Ilhota,
Segundo informações, seus corpos foram queimados e jogados no Lixão da Itaóca. A polícia encontrou essa semana quatro cadáveres incendiados em São Gonçalo, mas ainda não identificou eles.
Com essa virada de facção e morte de Schumaker, 2N estaria jurado de morte pelo Comando Vermelho, porque Antônio Hilário Ferreira, o Rabicó, dono das bocas de fumo do Salgueiro e que está preso, não teria aceitado as mortes e virada de facção. Já até surgiram rumores de que 3N teria sido morto.
Novo líder no Salgueiro
Rabicó nomeou um novo bandido para tomar conta do Salgueiro: Marcelo da Silva Souza, o Marcelo Rosão, que era o responsável pelo controle do tráfico nas comunidades do Tronco, Bichinho e Sacramento, em São Gonçalo. Rosão, há alguns anos, é um dos homens de confiança de Rabicó.
Rosão teria sido escolhido, segundo a polícia, em uma reunião entre lideranças do tráfico de drogas do CV na noite de domingo, um dia após a invasão de mais de 100 traficantes ao Complexo do Salgueiro para tentar impedir que 3N conseguisse trazer grupos de outra facção rival do CV. Com a fuga de 2N e a ocupação consolidada, os líderes do tráfico escolheram Marcelo por seu perfil de líder e também pela relação de confiança com os 'chefões' de CV encarcerados em presídios.
Apesar de gerenciar o tráfico em comunidades de fora, Rosão sempre teve 'bases' permanentes no Salgueiro, onde passava a maior parte do tempo, segundo a polícia.
Imagens confirmam mudança de facção
Imagens e filmagens de 3N confirmaram que ele mudou de facção. Em uma das fotos, traficantes ostentam fuzis e colocam na legenda "Vou volta (sic) pra (sic) casa em (sic) Sheik. Vai morre (sic). Paz em Manilha". Em outra imagem, o traficante Alexandre de Souza Lima, o Xandinho, segurança de 2N, aparece fazendo o gesto característico do TCP.
Ainda foi divulgado um vídeo onde 2N aparece, juntamente com outros criminosos, anunciando que agora é 3N. Nas filmagens, uma pessoa pergunta: "Esse daí é o 2, esse daí é o 2N?". O traficante então responde: "3N, agora é 3N", em alusão ao TCP. Thomaz Jhayson ainda confirma após o questionamento do rapaz que conversava com ele na vídeo conferência: "Bagulho é voltar pra nós, mano". Ao que 2N responde: "é três parceirão".
Enquanto os traficantes brigam, moradores e comerciantes de São Gonçalo estão aterrorizados com a ação de criminosos no município. Pelo terceiro dia seguido, na última quinta-feira (2), donos de lojas foram obrigados a fechar as portas mais cedo em algumas comunidades dominadas pelo tráfico. Testemunhas dizem que a ordem partiu dos bandidos. Ao longo das últimas semanas, também tem acontecido tiroteios a qualquer hora do dia em diferentes localidades.
Outros boatos sobre o paradeiro de 3N indicam que ele pode estar no Complexo da Alma e também em Itaboraí.
Bandidos que atuam em São Gonçalo aceitaram o convite de 3N e mudaram de facção. É o caso do traficante Grisalho que tomava conta do tráfico do Jardim Miriambi e Complexo do Anaia.