O Fluminense recebe o Grêmio, nesta terça-feira (20), às 19h, no Maracanã, no jogo de volta das oitavas de final da Conmebol Libertadores. O visitante venceu o primeiro confronto, por 2 a 1, de virada, no Couto Pereira. Portanto, o Tricolor de Laranjeiras precisa ganhar por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis ou por dois ou mais gols de diferença para conquistar a vaga direta nas quartas de final da competição continental. O Tricolor Gaúcho tem a vantagem do empate para avançar rumo à "Glória Eterna".
Após ser eliminado pelo Juventude na Copa do Brasil e ainda se manter na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Fluminense tem a Libertadores como única chance de título no decorrer do ano, embora já seja campeão da Conmebol Recopa 2024.
No Brasileirão, as duas equipes lutam para permanecer na Série A. O Grêmio, que saiu do Z4 há algumas rodadas, teve um revés contra o Bahia no último confronto. O técnico Renato Gaúcho poupou os titulares para o jogo de hoje, pois pensa em avançar e tentar o tetracampeonato na Libertadores.
O Fluminense também terá reforço em relação à equipe que empatou com o Corinthians, sem gols, nos pontos corridos. Mas, ainda assim, terá desfalques. Na lateral-esquerda, Marcelo e Diogo Barbosa seguem lesionados e o técnico Mano Menezes está entre Guga ou Esquerdinha para ocupar a vaga. Alexsander foi vendido para o Al-Ahly. Martinelli, Nonato e Bernal brigam pela posição. O zagueiro Ignácio também está fora com problemas físicos. Mas o Fluminense terá de volta Ganso e Arias, que estavam suspensos no Brasileirão.