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Inteligência Artificial (IA) provoca revolução no mercado de trabalho e renova conceitos

Com integração da tecnologia em suas operações diárias, empresas oferecem soluções mais inovadoras e eficazes para clientes

Por Ana Beatriz Casilo em 23/08/2024 às 17:25:49

Foto: Divulgação

O advento da Inteligência Artificial (IA) está provocando uma revolução no mercado de trabalho. Um deles é o setor publicitário, transformando a maneira como as campanhas são planejadas, executadas e avaliadas. À medida em que as tecnologias evoluem, a publicidade se torna mais eficiente e personalizada, atingindo consumidores de maneiras antes inimagináveis. Com a capacidade de analisar grandes volumes de dados e aprender com padrões de comportamento, as IAs estão permitindo que as empresas publiquem companhas mais eficientes e direcionadas.

Bruno Pisanelli, Head de Planejamento e Criação da agência de MKT 360 Eagle, explica que esses avanços são muito importantes para descobrir novas maneiras e soluções que acompanham o perfil público que se pretende atingir. “Conforme as melhorias vão sendo implantadas, novas possibilidades ganham vida e a IA tem nos ajudado muito nesse sentido. Hoje, no dia a dia da agência, usamos a Inteligência Artificial não só para melhorar os resultados dos nossos projetos, mas, também, para inovar na criação", diz. Dentre as formas como a IA é utilizada, ele destaca segmentação e personalização, análise de dados e insights, automação de tarefas, criação de conteúdo, experiência do cliente e previsão de tendências.

Com essa integração da tecnologia em suas operações diárias, empresas estão sendo capazes de oferecer soluções mais inovadoras e eficazes para seus clientes, garantindo um melhor retorno sobre investimento e uma abordagem mais estratégica e centrada no perfil do cliente.

No caso da área publicitária, embora os benefícios sejam claros, a implementação da IA traz problematizações. Questões éticas como privacidade dos dados e consentimento do usuário surgem na medida em que as tecnologias se tornam mais integradas às estratégias de marketing. A coleta e o uso de dados pessoais geram preocupações sobre privacidade e consentimento. Para isso, é fundamental que as empresas e profissionais do setor publicitário abordem esses desafios éticos de maneira proativa, garantindo que a tecnologia seja utilizada de forma responsável e transparente.

Para muitos profissionais da área de marketing também existem preocupações. De acordo com o State of Marketing Report 2024, 60% dos profissionais de marketing que usam IA estão preocupados com o seu uso. Dentre elas:

. Perda de empregos: A automação por meio da IA pode levar à diminuição de empregos em certas funções de marketing.

. Viés, plágio e segurança da marca: Os modelos de IA podem perpetuar preconceitos presentes nos dados em que são treinados.

. Riscos de segurança: Violações de segurança de dados representam uma ameaça ao usar IA.

. Falta de conhecimento do usuário: Os profissionais de marketing precisam de treinamento adequado e compreensão para utilizar efetivamente as ferramentas de IA.

São questões preocupantes, mas que também oferecem oportunidades para a evolução e a melhoria das práticas. O equilíbrio entre o uso da tecnologia e a valorização das habilidades humanas é crucial para o futuro do setor. De modo geral, a discussão sobre o uso da Inteligência Artificial torna-se abrangente quando tratamos de uma tecnologia que avança a passos gigantescos.

Isaac Andrade, fundador e CEO da FLA VOZ, jornalista especialista em IA, diz que o uso da Inteligência Artificial traz otimização para diversas tarefas, além de tomadas de decisões mais rápidas e precisas, o que pode-se considerar uma grande vantagem. "Mas quando passamos a aceitar ideias e modelos propostos pela lógica dos algoritmos, corremos o risco de perder nossa essência, nosso talento natural e nossa capacidade criativa, além de enfrentar impactos significativos no mercado de trabalho", alerta.

O futuro de uma sociedade diante de tecnologias cada vez mais avançadas é repleto de possibilidades e desafios. Isaac explica que os ganhos são consideráveis e que os avanços no setor são em direção a um mundo mais rápido, confortável e tecnológico. “No entanto, existe a preocupação de que uma geração se torne dependente das IA, com uma base de conhecimento fraca, comportamentos refletindo preguiça e limitação cognitiva, deixando o desenvolvimento do pensamento crítico e da criatividade", avalia.

Para que isso seja evitado, o especialista destaca a importância do diálogo contínuo sobre a integração da IA na sociedade e como isso é importante para garantir que essa tecnologia seja sempre uma força positiva e, principalmente, complementar às atividades humanas.

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