Em sua luta por maior mobilidade urbana no bairro da Freguesia, a AMAF (Associação de Moradores e Amigos da Freguesia - Jacarepaguá) e seus associados participam do evento Dia Mundial Sem Carro, a ser realizado no dia 22 de setembro de 2024, com concentração na Praça Professora Camisão, às 8h30min. Com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, ciclistas e patinadores percorrerão as principais ruas do bairro. Entre as principais reivindicações dos populares, a melhoria das ciclovias existentes e a criação de novas, tendo em vista o trânsito caótico no bairro.
É um pedal leve e curto, aberto à toda família. A segurança será garantida em todo o percurso por funcionários da CET Rio e por policiais do 18º BPM. O percurso envolverá a Estrada de Jacarepaguá até a esquina da Estrada Engenho D’Água, com retorno pela Estrada de Jacarepaguá pelo lado oposto até a Praça Jorge da Costa Pinto; Rua Tirol, Comandante Rubens Silva, Estrada dos Três Rios e retorno para a Praça Professora Camisão. Não precisa se inscrever, é só chegar e pedalar.
Sobre ciclovias, a AMAF tem soluções viáveis para ampliar a malha na região da Freguesia, que sofre com um trânsito caótico em diversos horários do dia. Sem uma malha cicloviária que atenda o ir e vir no bairro, os ciclistas acabam arriscando suas vidas. O diretor da AMAF, Sidney Teixeira, conta que o evento tem apoio da associação, do Roller Tour RJ e do Jacarepaguá Bike Club.
“Nossa bicicletada é uma manifestação suprapartidária da sociedade da Freguesia de Jacarepaguá e do Anil. Nosso objetivo é reivindicar mais segurança, sobretudo com a expansão da malha cicloviária na região”, afirma Sidney.