TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Professora de escola pública no Rio lança livro de poesias

Autora de "Ouvi Chover Poesias", Priscila Cruz aborda diversos temas da atualidade em forma de poemas

Por Beto Xavier em 09/05/2019 às 09:18:23

Foto: Divulgação

Um poema em homenagem ao Museu Nacional acompanhado de outras poesias tratando de forma lúdica e esperançosa inúmeros temas da atualidade. Essa é a proposta do livro de poesias "Ouvi Chover Poesias", da professora Priscila Cruz. As ilustrações do livro foram criadas por Camila de Souza.

Dividido em três partes, a obra faz referência a diversos temas ligados à natureza, como chuva, vendavais e arco-íris. Na primeira parte, o leitor é convidado a se libertar de tudo que o impede de mergulhar na poesia. Na segunda, já com os sentimentos aflorados, o leitor é envolvido com versos que tratam de pensamentos densos e complexos, como se a chuva da primeira parte fosse agora seguida de um vento que faz fluir pensamentos e reflexões inevitáveis aos dias em que vivemos. E a terceira e última parte, é como um afago e um sim a tudo o que é possível quando se acredita ser. Um arco-íris de possibilidades e renovação de esperanças. São 39 poesias que abordam temas ligados à esperança, amor e superação. 

Um dos destaques do livro é o poema "Anoiteceu em Chamas", escrito no intuito de abordar o incêndio no Museu Nacional, que aconteceu no ano passado no prédio que tinha mais de 200 anos de história. A proposta dessa poesia, segundo a autora, é refletir sobre o episódio. Ao mesmo tempo, a escritora mostra-se feliz em saber que "Ouvi Chover Poesias" está tendo uma boa recepção entre os leitores.

"É muito gratificante ver o público interagindo com o conteúdo do livro, dando retorno e suas impressões sobre o trabalho que foi realizado. É muito importante para o escritor ter a avaliação do público leitor. E a caminhada se dá em meio a esta interação. Neste trabalho tenho poesias que trazem um olhar leve sobre a vida, como também temas densos e reflexivos como Anoiteceu em Chamas, em homenagem ao Museu Nacional. Já estou com um novo projeto de escrita em andamento, mas agora é focar e curtir os frutos de Ouvi Chover Poesias", ressalta Priscila. 

Desde 2013 a autora dá aulas na rede pública de ensino e atualmente trabalha lecionando no primeiro segmento do Ensino Fundamental na Escola Municipal D. João VI, localizada em Inhaúma, na Zona Norte do Rio. Lá ela desenvolve e coordena o Projeto interdisciplinar "De Conto em Conto", que desenvolve o gosto pela leitura e a autonomia dos alunos. O objetivo é fazer com que no decorrer do processo os alunos se reconheçam como leitores e escritores. 

Em 2019, Priscila Cruz ficou em 5° lugar no concurso nacional novos escritores entre mais de 800 inscritos. A  Poesia selecionada foi "Em memória" em homenagem às vitimas de Brumadinho.

 

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.