Um poema em homenagem ao Museu Nacional acompanhado de outras poesias tratando de forma lúdica e esperançosa inúmeros temas da atualidade. Essa é a proposta do livro de poesias "Ouvi Chover Poesias", da professora Priscila Cruz. As ilustrações do livro foram criadas por Camila de Souza.
Dividido em três partes, a obra faz referência a diversos temas ligados à natureza, como chuva, vendavais e arco-íris. Na primeira parte, o leitor é convidado a se libertar de tudo que o impede de mergulhar na poesia. Na segunda, já com os sentimentos aflorados, o leitor é envolvido com versos que tratam de pensamentos densos e complexos, como se a chuva da primeira parte fosse agora seguida de um vento que faz fluir pensamentos e reflexões inevitáveis aos dias em que vivemos. E a terceira e última parte, é como um afago e um sim a tudo o que é possível quando se acredita ser. Um arco-íris de possibilidades e renovação de esperanças. São 39 poesias que abordam temas ligados à esperança, amor e superação.
Um dos destaques do livro é o poema "Anoiteceu em Chamas", escrito no intuito de abordar o incêndio no Museu Nacional, que aconteceu no ano passado no prédio que tinha mais de 200 anos de história. A proposta dessa poesia, segundo a autora, é refletir sobre o episódio. Ao mesmo tempo, a escritora mostra-se feliz em saber que "Ouvi Chover Poesias" está tendo uma boa recepção entre os leitores.
"É muito gratificante ver o público interagindo com o conteúdo do livro, dando retorno e suas impressões sobre o trabalho que foi realizado. É muito importante para o escritor ter a avaliação do público leitor. E a caminhada se dá em meio a esta interação. Neste trabalho tenho poesias que trazem um olhar leve sobre a vida, como também temas densos e reflexivos como Anoiteceu em Chamas, em homenagem ao Museu Nacional. Já estou com um novo projeto de escrita em andamento, mas agora é focar e curtir os frutos de Ouvi Chover Poesias", ressalta Priscila.
Desde 2013 a autora dá aulas na rede pública de ensino e atualmente trabalha lecionando no primeiro segmento do Ensino Fundamental na Escola Municipal D. João VI, localizada em Inhaúma, na Zona Norte do Rio. Lá ela desenvolve e coordena o Projeto interdisciplinar "De Conto em Conto", que desenvolve o gosto pela leitura e a autonomia dos alunos. O objetivo é fazer com que no decorrer do processo os alunos se reconheçam como leitores e escritores.
Em 2019, Priscila Cruz ficou em 5° lugar no concurso nacional novos escritores entre mais de 800 inscritos. A Poesia selecionada foi "Em memória" em homenagem às vitimas de Brumadinho.