Em um jogo muito equilibrado, uma falha individual do Felipe Melo decidiu a partida a favor do Botafogo. Luiz Henrique foi o autor do único gol da partida e não comemorou em consideração ao time que o formou. O zagueiro entrou já com cartão amarelo que recebeu no banco por reclamação e substituiu Nonato, que saiu de ambulância por causa do choque de cabeça com Almada. Mano já tinha feito todas as substituições possíveis.
O clássico aconteceu nesta noite de sábado (21) no Maracanã, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol foi marcado já nos acréscimos, aos 50 minutos do segundo tempo. E com a segunda derrota seguida, o Fluminense voltou a zona de rebaixamento, mantendo os 27 pontos, na 18ª colocação, já que Corinthians e Vitória venceram na rodada. O Botafogo, com 56 pontos somados, segue líder com folga.
Fluminense e Botafogo voltam a campo na quarta-feira pela Conmebol Libertadores. Ambos decidem vagas fora de casa para as semifinais da competição continental. O Tricolor enfrenta o Atlético-MG na Arena MRV e o Glorioso encara o São Paulo no Morumbis.
Jogo equilibrado no primeiro tempo
Foi um primeiro tempo de muitos erros de passes de ambas equipes. Muito respeito entre os adversários e pouca ousadia. Mesmo assim, bem disputado, com o Fluminense criando um pouco mais.
A primeira chance foi do Botafogo, aos dois minutos, quando Matheus Martins tabelou com Tiquinho e chutou forte, mas Fábio defendeu. Aos sete, Lima erra bicicleta e Cano pega de primeira, mas John também faz defesa. Um minuto depois, Matheus Martins de novo e Fábio novamente evitando o gol.
Lima chegou aos 29, Arias aos 33 minutos, porém sem sucesso na conclusão da jogada. Aos 34, Matheus Martins acertou uma cotovelada em Cano dentro da área. O argentino ficou caído, o Fluminense pediu pênalti, mas o árbitro nada marcou.
Samuel Xavier e Marcelo ainda tiveram chances de marcar. Marcelo inclusive pisou acidentalmente em Matheus Martins e o árbitro também levou somente na conversa.
Falha individual decide jogo equilibrado
Ninguém mexeu no intervalo. Mas durante o segundo tempo, Mano Menezes e Artur Jorge fizeram todas as substituições permitidas. Porém o jogo continua equilibrado, chances para os dois lados e os goleiros trabalham ainda mais.
Felipe Melo tomou cartão amarelo por reclamação no banco e teve que entrar em campo depois para substituir Nonato, que saiu de ambulância após choque cabeça com Almada. O próprio zagueiro falha e acaba desarmado por Gregore dentro da área. O volante serve ao atacante Luiz Henrique, que sem goleiro só teve o trabalho de empurrar a bola para as redes.
Foi o único gol da partida, já nos acréscimos, aos 50 minutos. Luiz Henrique não comemorou em respeito ao ex-clube. 1 a 0 para o Botafogo e a partir daí a torcida tricolor vaiou muito o Felipe Melo.
FICHA TÉCNICA
Fluminense 0 X 1 Botafogo
27ª rodada- Brasileirão
Gol: Luiz Henrique (50/2T)
Data: sábado, 21 de junho de 2024
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ);
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO);
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Guilherme Dias Camilo (MG);
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC).
Cartão Amarelo: Felipe Melo (FLU); Tchê Tchê (BOT)
FLUMINENSE (Técnico: Mano Menezes)
Fábio, Samuel Xavier, Antônio Carlos, Manoel, Marcelo (Gabriel Fuentes), Facundo Bernal, Martinelli (Nonato (Felipe Melo)), Bernal, Serna, Jhon Árias, Lima (Ganso), Cano (Kauã Elias).
BOTAFOGO (Técnico: Artur Jorge)
Botafogo: John; Mateo Ponte (Allan), Adryelson (Bastos), Alexsander Barboza e Marçal; Gregore e Tchê Tchê; Luiz Henrique, Savarino (Almada) e Matheus Martins; Tiquinho Soares (Igor Jesus).