TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Primeiro Festival Internacional Ambrosias chega ao Brasil

100% do lucro será revertido para bolsas de estudos na Itália

Por Portal Eu, Rio! em 24/09/2024 às 09:00:00

Uma comédia leve, irônica e divertida sobre as contradições de um grupo de italianos que decide morar no Brasil. Um espetáculo que joga com os clichês da juventude italiana e cria atritos culturais com questões sociais brasileiras em forma de tragicomédia. Assim é a peça ‘O Jantar Brasiliano’, peça que é carro-chefe do Primeiro Festival Internacional Ambrosias, que será apresentada no Teatro Miguel Falabella, no Rio de Janeiro, de 26 a 29 de setembro.

Eduardo Landim ator, diretor e fundador da companhia Hospites Teatro é o idealizador do festival que traz programação variada espalhada por vários teatros da cidade. O festival conta com o apoio do Teatro Miguel Falabella e da Unirio.

"O Primeiro Festival Internacional Ambrosias é uma celebração das culturas brasileira e italiana. Queremos que o público saia das apresentações não apenas entretido, mas também instigado a pensar sobre as diferenças e semelhanças entre essas duas culturas tão ricas", afirma Eduardo, que trouxe novos elementos para a adaptação brasileira, especialmente para o público carioca.

A peça conta a história de italianos que, além de decidirem se mudar para o Brasil, querem ser brasileiros de verdade. O texto brinca com as contradições do fascínio que alguns estrangeiros têm com o Brasil. “A história começa a partir da personagem Gabriella, uma jovem italiana, que compra uma casa no Brasil, convida os amigos para um jantar, e diz que vai revelar um segredo muito íntimo. Por uma razão que ela não revela logo no início, a anfitriã pede para que todos os convidados se expressem em português. Tudo vai indo muito bem, até que começam comentários maliciosos, pequenos mal-entendidos e conflitos. Os contrastes culturais do grupo começam a ficar gritantes e o jantar se torna uma bomba relógio!” entrega Eduardo.

No elenco da peça estão os atores italianos Chiara Comis, Leonardo Balestra, Laura Astarita, Roberto Giani, Federica Benini que estão numa intensa imersão na língua portuguesa para apresentar ‘O Jantar Brasiliano’ em português.

“Todos os atores dessa montagem são italianos e estão aprendendo a falar português há pelo menos um ano, mas de forma intensa, há três meses. Eles não fazem curso, estão se virando com aplicativos de línguas no celular e assistindo filmes, e eu realizo um trabalho de dicção com a pronúncia. É a primeira vez que vão estar no Brasil. Estão muito empenhados, empolgados e curiosos com o encontro das culturas brasileira e italiana. Vai ser uma experiência única para o público brasileiro”, explica Eduardo.

Renda do Festival revertido para bolsas de estudos internacional

Todo o lucro obtido com as atividades do Primeiro Festival Internacional Ambrosias será destinado a financiar bolsas de estudos na Itália para o curso de teatro da Cia Hospites Teatro, com sede em Bolonha. O curso é o Internacional Workshop on Socioactoriality, um curso de 10 dias, com 100% de cobertura, incluindo aulas e hospedagem, para artistas e profissionais de diversas áreas.

“O foco desse curso na Itália vai ser ensinar como aplicar as técnicas artísticas em contextos sociais, proporcionando uma formação única e transformadora. Por isso, as bolsas de estudos são para artistas, mas também para pessoas de outras áreas, como assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, entre outros”, explica Eduardo.

Oficinas, palestras, espetáculo ‘Súbito’ e festa Sarau Brasilitá

O Festival Internacional Ambrosias contará com uma programação repleta de atividades, incluindo oficinas de canto à capela, ritmo harmônico e treinamento de técnicas teatrais para atores, atletas e dançarinos idealizados por Eduardo Landim e desenvolvido pela Cia Hospites. Duas palestras performáticas com demonstrações gratuitas de técnicas de teatro, que vão acontecer no Rio e em Niterói, além de apresentações do espetáculo ‘O Jantar Brasiliano’.

“Um dia antes do ‘Jantar Brasiliano’, no dia 25 de setembro, vamos apresentar a peça ‘Súbito’, aberta ao público e que faz parte da seleção final dos candidatos às bolsas de estudos na Itália. É a fase final que conta com um espetáculo de improvisação com todos os finalistas” entrega Eduardo.

Para encerrar com chave de ouro o Festival Ambrosias, a festa ‘Brasilitá’ vai balançar a Lapa, no Rio, no dia 12 de outubro, com performances feitas por artistas brasileiros e italianos.

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.