TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Comissão da Alerj tenta soluções para corte de 30% nas universidades

Ela se reunirá na próxima terça-feira e contará com representantes de várias instituições

Por Portal Eu, Rio! em 10/05/2019 às 15:27:46

Foto: Agência Brasil/ Divulgação

A Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), presidida pelo deputado estadual Waldeck Carneiro, fará nesta terça-feira (14), a partir de 9h, no plenário da Casa Legislativa, a sexta audiência pública desta legislatura. Os presentes discutirão os desafios e as perspectivas, bem como as demandas, das universidades e dos institutos federais, principalmente com relação ao corte de 30% do orçamento anunciado pelo Ministério da Educação. 

Participarão da reunião representantes da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia/RJ, da Secretaria de Estado de Educação/RJ, da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), do Instituto Federal Fluminense (IFF), do Colégio Pedro II, da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e da Fundação CECIERJ, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET) e Museu Nacional, além de outras entidades da pesquisa, ciência e inovação brasileiras. 

“Há um desmonte, promovido pelo Governo Federal, da educação pública no país. Estamos na luta por uma educação livre, crítica e emancipada. As universidades são locais vocacionados para a pluralidade de ideias. Os cortes no orçamento destas instituições federais ferem a estratégia de construção de um país soberano que se baseia na pesquisa, na inovação e no conhecimento. Se não revertermos este processo, não haverá condições de funcionamento, por exemplo, da UFF, onde sou professor. Debateremos este retrocesso civilizatório e buscaremos encaminhamentos para encontrar soluções”, afirma Waldeck sobre a audiência pública. 

Na primeira audiência pública promovida pela Comissão de Ciência e Tecnologia, em 12 de março, o Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Leonardo Rodrigues, apresentou um balanço de sua gestão. Na segunda,  dia 19 de março, houve discussão dos desafios, perspectivas e demandas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Já no dia 26 de março, foi realizado debate sobre as questões da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), enquanto a Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO) foi pauta no dia 2 de abril. A FAETEC fechou as audiências já realizadas este ano, em 30 de abril.

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.