Na noite desta quinta-feira (19), o Flamengo entra em campo pela CONMEBOL Libertadores contra o Peñarol, em Montevidéu, tentando reverter um resultado adverso: no Maracanã, os Carboneros venceram por 1x0, o que força o Rubro-Negro a derrotar os donos da casa pela primeira vez, para seguir na competição. Em caso de vitória simples, a decisão vai para os pênaltis. Se vencer por dois ou mais gols de diferença, leva a vaga ainda no tempo normal. Empate ou uma nova derrota classificam o Peñarol para as semifinais. O vencedor do confronto de 180 minutos encara o Botafogo por uma vaga na final, que este ano será em Buenos Aires.
Além da classificação e de um inédito Clássico da Rivalidade em uma semifinal de CONMEBOL Libertadores, a grande motivação do Flamengo é se tornar o clube brasileiro com a maior quantidade de taças da principal competição continental, já que os outros tricampeões da América ou não participaram desta edição (Grêmio e Santos) ou já foram eliminados (Palmeiras e São Paulo).
Tite vive seu pior momento em um ano no Mais Querido do Brasil, com questionamentos sobre a forma de trabalho e como o treinador lida com o elenco nas três competições simultâneas. Após a derrota de quinta passada, os titulares ficaram no Rio e nem viajaram para atuar contra o Grêmio, pelo Brasileirão.
Léo Ortiz deve ganhar a vaga de primeiro volante em detrimento do chileno Pulgar. Mesmo improvisado na posição, Ortiz tem agradado a torcida e a tendência é sair como titular. A expectativa é pelo retorno de Gabigol, relacionado novamente após uma lesão muscular. O maior artilheiro brasileiro em 65 anos da Libertadores pode fazer seu último jogo na competição pelo Flamengo, já que seu contrato se encerra em dezembro. Quem vencer o duelo encara o Botafogo no Estádio Nilton Santos em 23 de outubro e decide em casa, no dia 30 do mesmo mês.
Transmissão: ESPN e Disney+.
Árbitro: Facundo Tello (ARG);
Assistentes: Juan Belatti (ARG) e Gabriel Chad (ARG);
VAR: Hector Paletta (ARG).
PEÑAROL: Aguerre; Pedro Milans, Javier Méndez, Guzmán Rodríguez e Oliveira; Damián García, Eduardo Darías, Javier Cabrera, Leo Fernández; Baez e Silvera. Técnico: Diego Aguirre.
FLAMENGO: Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Alex Sandro; Léo Ortiz, De La Cruz e Arrascaeta; Gerson, Plata e Bruno Henrique. Técnico: Tite.