Nada do clichê “clássico dos opostos”. Neste sábado (11), às 16h (de Brasília), no Maracanã, a bola vai rolar para o jogo que abre a quarta rodada do Campeonato Brasileiro de 2019. Será também a primeira grande partida entre rivais estaduais pela competição deste ano. Fluminense (13°) e Botafogo (6°) estão separados por três pontos (6 a 3) e unidos por uma semelhança agradável aos dois lados: ambos deram início ao que pode ser um processo de recuperação na competição de pontos corridos.
Derrotado nos primeiros dois compromissos, para Goiás (1 a 0, no Maracanã) e Santos (2 a 1, na Vila Belmiro), o Tricolor já caminhava para sofrer uma sonora goleada para o Grêmio na noite último domingo (5) em Porto Alegre. Chegou a estar perdendo por 3 a 0, mas acabou heroicamente triunfando por 5 a 4. Assim, evitou a queda para a lanterna do campeonato e pulou seis posições. Agora a confiança alcançou seu auge nas Laranjeiras, sem, entretanto, ocupar o espaço da atenção.
“É um clássico, com duas equipes vindo de bons resultados e que querem muito subir mais na tabela de classificação. A expectativa é de um confronto muito equilibrado, no qual quem errar menos vai ganhar”, considerou o técnico Fernando Diniz.
O torcedor das três cores que for ao estádio poderá ter a oportunidade de ver a dupla Pedro e Ganso em campo. O atacante vem sendo preparado para começar um jogo como titular, depois de reestrear no dia 17 de abril, quando deu fim ao longo período afastado por lesão e cirurgia no joelho direito. Já o meia, com problema muscular, foi ausência até aqui no Brasileiro.
No lado alvinegro, a dúvida na definição dos 11 que irão ao gramado deve permanecer até horas antes do duelo. Gilson e João Paulo foram poupados do treino de sexta-feira por causa de dores musculares. Jonathan e Alex Santana são, respectivamente, as opções favoritas, caso os desfalques sejam confirmados.
O Glorioso, após não somar ponto diante do São Paulo (revés por 2 a 0) na estreia, no Morumbi, superou Bahia (3 a 2) e Fortaleza (1 a 0), ambos no estádio Nilton Santos. Um dos atletas mais experientes do elenco preto e branco considera que é necessário diagnosticar o momento exato de buscar a vitória sobre o rival.
“Contra o Bahia ficamos atrás no marcador e conseguimos equilíbrio e paciência para virarmos. Contra o Fortaleza também não ficamos desesperados pelo fato de o gol não sair. Temos que usar isso a nosso favor contra o Fluminense. O time deles deverá buscar o gol, já que vem de um bom resultado. Por isso mesmo, temos que ser inteligentes para acharmos a hora certa de ganhar”, destacou o argentino Joel Carli.
FLUMINENSE X BOTAFOGO
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: sábado, 11 de maio de 2019
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (PB)
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)
Transmissão: Premiere
Fluminense: Rodolfo; Gilberto, Matheus Ferraz, Nino e Caio Henrique; Allan, Dodi (Yuri) e Daniel (Ganso); Luciano, Pedro e Yony González – Técnico: Fernando Diniz
Botafogo: Gatito; Fernando, Gabriel, Joel Carli e Jonathan (Gilson); Gustavo; Erik, Cícero, Alex Santana (João Paulo) e Pimpão; Diego Souza – Técnico Eduardo Barroca