No mês das crianças, o melhor presente pode ser enxergar melhor. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, cerca de 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada, sendo que a maioria dos casos poderiam ser evitados - entre 60% e 80% - ou dispõem de tratamento.
Nas escolas, problemas de visão não diagnosticados contribuem fortemente para a evasão escolar entre alunos de escolas públicas. A ONG Parceiros da Educação Rio, que além de investir no desenvolvimento pedagógico de 41 escolas municipais cariocas, fornece óculos para os alunos que precisam, constata que 10% a 20% das crianças possuem dificuldade para enxergar.
No dia 16 de outubro, a ONG realizará triagem e exames de vista em mais de 160 crianças na Escola Municipal Mata Machado, no Alto da Boa vista, bairro do Rio de Janeiro. O projeto da ONG, batizado de Visão Esperança, já doou mais de 1.500 óculos, realizando cerca de 15 mil exames. Esse ano, a previsão é doar 831 óculos e realizar mais de 7 mil avaliações em 22 escolas. Para isso, é organizada uma agenda ao longo do ano com uma equipe de 130 pessoas contando com voluntários.
“Além do custo de comprar os óculos, existe a dificuldade da família de identificar a necessidade da criança e ainda a levar ao oftalmologista. O projeto Visão Esperança resolve todas essas questões levando o atendimento e a doação de óculos para dentro das escolas. É importante ressaltar que quando doamos os óculos, resgatamos também a autoestima necessária para o aprendizado,” declara Luiz Octavio Lima, Diretor Executivo da ONG Parceiros da Educação.
O projeto é dividido em três etapas, sendo elas: triagem, avaliação médica e a entrega dos óculos. A triagem e os exames são realizados em todos os estudantes do 1° ao 5° ano do ensino municipal por profissionais da clínica Vita Oftalmologia.
As marcas Fuel e Zerezes disponibilizam as armações, as lentes e ainda complementam o time de voluntários.
“Temos muito orgulho de fazer parte dessa iniciativa tão relevante e que ao mesmo tempo conecta perfeitamente com o nosso propósito de mudar a relação das pessoas com os óculos também. Nos sensibilizamos com o fato de que a conexão com os óculos pode começar na infância, que é uma fase muito importante quando falamos em termos de auto-aceitação e o momento em que começamos a desenvolver a nossa visão de mundo", afirma Luiz Eduardo Rocha, um dos fundadores da Zerezes.
Ambas as marcas lembram como os óculos pode mudar a realidade das crianças tanto na vida escolar, como ao longo da vida.
“Estamos no projeto praticamente desde o início, em 2022, e participamos de todas as etapas, desde a triagem até a entrega, com o trabalho voluntário de nossos colaboradores, até a viabilização das lentes graduadas para as crianças. Essa iniciativa é super importante para diminuir o problema da evasão escolar, não só oferecendo uma visão melhor para essas crianças, mas também garantindo que elas poderão contar com seus óculos por muito tempo. Acreditamos que através do olhar dessas crianças, ajudamos o mundo a ser um lugar melhor no futuro,” afirma Fábio Gouvêa, Gerente de Marketing da Fuel
Sobre a Parceiros da Educação
A Parceiros da Educação Rio é uma ONG carioca com o objetivo de transformar a cidade do Rio de Janeiro através da educação. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a organização convoca a sociedade civil (pessoas e empresas) para melhorar a qualidade da educação pública carioca através de doações. Fundada em 2009, já impactou cerca de 38 mil alunos e capacitou mais de 1.700 professores e gestores. As frentes de atuação são a capacitação de professores e dos gestores escolares, reforço escolar para os alunos, investimento em infraestrutura, além de projetos que miram minimizar a evasão escolar. Certificados pela transparência de todos os processos com o selo A+ pelo Instituto Doar e ganhadores do prêmio UBS Visionaris entre as 100 Melhores ONGs do país em 2022.