TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

"Memórias de um rato de hotel", de João do Rio, ganha edição da Elo Editora

Livro do autor homenageado na FLIP 2024 conta com apresentação de Anna Dantes e quarta capa de Ruy Castro

Por Portal Eu, Rio! em 12/10/2024 às 05:00:00

Foto: Divulgação

No ano em que é o homenageado da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), João do Rio, pseudônimo mais famoso do segundo ocupante da cadeira 26 da Academia Brasileira de Letras, Paulo Barreto, ganha edição do livro Memórias de um rato de hotel pela Elo Editora.

Elaborada com o texto integral do jornalista e escritor, que é considerado um dos mais importantes cronistas do Rio de Janeiro da Belle Époque, a obra conta ainda com prefácio da bibliófila Anna Dantes que revela a surpreendente história da redescoberta do livro e fotos da época.

Memórias de um rato de hotel foi descoberto pela primeira vez, ao acaso, em um sebo, onde foi encontrada a edição que reuniu as memórias de um célebre ladrão da virada do século XIX para o XX que tinham sido publicadas em 39 capítulos no jornal carioca Gazeta de Notícias. O conjunto da obra foi registrado em 1912 pelo Dr. Antônio, pseudônimo do protagonista do livro, Arthur Antunes Maciel, e que depois seria identificado como mais uma faceta de João do Rio.

Sempre bem-vestido, Dr. Antônio se hospedava em hotéis de luxo sem despertar a atenção. Estudava com cuidado os hábitos dos outros hóspedes e roubava-os assim que deixavam os quartos. Daí o apelido “rato de hotel”. Foi preso em 1911, quando passou a narrar as próprias aventuras a um jornalista.

Para o também jornalista e escritor Ruy Castro, o protagonista de Memórias de um rato de hotel pode ser considerado como um Arsène Lupin brasileiro, em referência ao personagem criado pelo romancista francês Maurice Leblanc, conhecido como “ladrão de casaca”. “Dr. Antônio - ou melhor, o 'Dr. Antônio', entre aspas - é personagem e autor ao mesmo tempo. As Memórias de um rato de hotel são a confissão ao ser preso, vazadas num estilo à altura de sua maestria com os dedos e da inventividade de seus disfarces. Disfarces estes que podem esconder o mais que provável criador deste livro: o insuperável João do Rio, a bordo de mais um pseudônimo com que se deliciava em nos iludir”, observou Castro.

Esse é um livro dotado de mistério e encantamento, como diz Anna Dantes, bibliófila, na apresentação da obra de João do Rio, que também foi um dos primeiros repórteres a usar o jornalismo literário no Brasil. "O texto é saboroso e revela um protagonista controverso, mas carismático, que conduz o leitor ao longo da narrativa, fisgando-o desde as primeiras páginas”.

FICHA TÉCNICA

Título: Memórias de um rato de hotel

Autor: João do Rio/ “Dr. Antônio”

Editora: Elo Editora

ISBN: 978-65-80355-85-3

Data de publicação: 2024

Edição: 1

Formato: 16 x 23 cm

Páginas: 204

Sugestão de preço: R$ 79,00

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.