TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Comandante iraniano diz que frota americana no Pacífico é um alvo

Escala agressiva no discurso é em resposta as medidas norte-americanas contra a venda do petróleo iraniano

Por Kaio Serra em 13/05/2019 às 17:57:38

Foto: Marinha dos Estados Unidos/ Divulgação

O Pentágono anunciou na última sexta-feira (10) que enviará o moderno navio de guerra USS Arlington e uma bateria de mísseis Patriot para o Oriente Médio, em respostas as intenções do Irã de continuar vendendo petróleo à países da Europa e Ásia. A manobra veio depois que o conselheiro de segurança nacional, John Bolton, disse que os EUA enviaram o porta aviões USS Abraham Lincoln e uma força-tarefa de bombardeiros para a região do Comando Central dos EUA, que inclui o Oriente Médio.

“Um porta-aviões com pelo menos 40 a 50 aviões e 6.000 homens seria uma séria ameaça para nós no passado, mas agora é um alvo”, disse Amirali Hajizadeh, o chefe da divisão aeroespacial do IRG, segundo a mídia iraniana.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse à rede de notícias CNBC que a mudança para a instalação de uma equipe militar dos EUA no Golfo ocorreu em resposta a relatórios de inteligência sobre possíveis ataques iranianos.

"Nós vimos este relatório", disse Pompeo. "É real. Parece ser algo que é atual, é com isso que estamos preocupados hoje ”.

Pompeo acrescentou: “No caso de o Irã decidir vir atrás de um interesse americano - seja no Iraque, no Afeganistão, no Iêmen ou em qualquer lugar do Oriente Médio -, estamos preparados para responder de maneira apropriada… nosso objetivo não é a guerra. "

O comandante da Marinha iraniana, o contra-almirante Hossien Khanzadi, exigiu que os EUA deixassem a região, informou a Reuters , citando a mídia iraniana. De acordo com a Marinha do Irã, o país poderia facilmente destruir uma frota naval dos Estados Unidos.

"Sua frota de bilhões de dólares pode ser destruída com um único míssil", disse o aiatolá Tabatabai-Nejad.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.