Na tarde deste domingo (20), o Flamengo entra em campo na Neo Química Arena em busca de mais uma final de Copa do Brasil. O duelo decisivo contra o Corinthians acontece a partir das 16h, fechando uma semana conturbada no Mais Querido do Brasil. A derrota no Fla-Flu de quinta-feira (17) fez a distância para o líder Botafogo aumentar e jogou por terra qualquer possibilidade de título do Campeonato Brasileiro, a nove jogos do fim. Dessa forma, a única chance real de fechar o ano levantando uma taça relevante é justamente na competição nacional de mata-mata.
O clima entre as duas equipes de maior torcida do Brasil anda quente dentro e fora de campo. O último Encontro das Nações em São Paulo terminou com vitória do Corinthians por 2x1 e briga generalizada no fim da partida. Alcaraz, Cacá, Yuri Alberto e Fabinho Soldado foram expulsos e punidos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), mas receberam efeito suspensivo até o julgamento no Pleno. De qualquer forma, a punição valeria apenas para o Campeonato Brasileiro.
As diretorias também entraram em rota de colisão após o empréstimo do goleiro Hugo Souza para o Corinthians. Titular absoluto e com boas atuações, a cada vez que Hugo enfrenta o Flamengo, o alvinegro paulista é obrigado a depositar R$ 500 mil nos cofres rubro-negros no dia seguinte. A opção de compra foi fixada em 800 mil euros (R$ 4,9 milhões, na cotação atual) por 60% do passe do arqueiro, mas Timão e Mengão dão versões diferentes sobre a possibilidade de parcelamento ou não do valor, uma vez que o Corinthians tem atrasado pagamentos de negociações em virtude de grave crise financeira.
Para a decisão em Itaquera, Filipe Luís deve ter força máxima: Gerson, De La Cruz e Pulgar foram poupados do Fla-Flu e voltam aos titulares, assim como Arrascaeta e Alex Sandro. No Corinthians, Talles Magno e Félix Torres estão disponíveis novamente. Quem avançar enfrenta o Atlético Mineiro na final, prevista para os dias 3 e 10 de novembro.
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA - RS);
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (FIFA - CE) e Rafael da Silva Alves (FIFA - RS);
VAR: Wagner Reway (VAR-FIFA - ES).
CORINTHIANS: Hugo Souza; Fagner (Matheuzinho), André Ramalho, Cacá e Matheus Bidu; José Martínez, Charles (Breno Bidon), Carrillo e Rodrigo Garro; Romero e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz.
FLAMENGO: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, De La Cruz e Arrascaeta; Gerson, Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Filipe Luís.