O Botafogo goleou o Peñarol por 5 a 0, na partida de ida das semifinais, e encaminhou sua classificação à final da Copa Libertadores da América. Savarino (duas vezes), Barboza, Igor Jesus e Luiz Henrique balançaram as redes do Estádio Nilton Santos.
Foi um primeiro tempo de pouco jogo, com muitas faltas e cera por parte do Peñarol, que começou a partida em cima e criando uma boa chance.O Alvinegro até teve a posse de bola, mas não conseguiu converter o domínio em boas oportunidades. Isso só aconteceu nos minutos finais, quando a equipe teve mais espaço para jogar.
Já a segunda etapa foi um amasso total do Glorioso. Desde o primeiro minuto, quando Savarino soltou uma bomba e obrigou Aguerre a fazer boa defesa. Pouco depois, Luiz Henrique achou lindo passe e Savarino tocou por cima do goleiro para abrir o placar. O gol pareceu desestabilizar o time visitante, que passou a dar muitos espaços. Foi um prato cheio para o Fogão, que ampliou após cobrança de escanteio com Barboza. E não parou por aí: a equipe carioca sufocou o Peñarol e, na sequência, Luiz Henrique começou mais uma jogada e passou para Vitinho cruzar para mais um gol de Savarino. Já aos 27 foi a vez do próprio Luiz Henrique aproveitar jogada de Igor Jesus e tocar por cobertura para ampliar. O Glorioso continuou em cima e, minutos depois, Igor Jesus deixou o seu para fechar o placar. No final, o Peñarol chegou a assustar com Léo Fernández, em cobrança de falta, mas foi só.
FICHA TÉCNICA:
Copa Libertadores da América
Estádio Nilton Santos, 23 de outubro de 2024
Botafogo 5 x 0 Peñarol
Gols: Savarino (2x), Igor Jesus, Barboza e Luiz Henrique
Botafogo: John, Vitinho (Ponte), Bastos, Barboza, Alex Telles (Marçal); Luiz Henrique (Romero), Gregore (Danilo Barbosa), Marlon Freitas, Savarino; Almada e Igor Jesus (Tiquinho Soares).
Peñarol: Aguerre, Millans, Méndez, Rodríguez, Oliveira; Garcia (Ramirez), Pérez, Darias (Mayada); Léo Fernandez, Baez (Hernandez) e Silveira (Sequeira).