Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Luto no esporte

Morre Adilson Maguila Rodrigues, brasileiro campeão de boxe

Pugilista faleceu por complicações de encefalopatia traumática crônica (ETC), conhecida como "demência pugilística"


Foto: Divulgação

Morreu nesta quinta-feira (24), em São Paulo, aos 66 anos, o multicampeão de boxe Adilson Maguila Rodrigues, um dos principais pugilistas da história do esporte brasileiro, por complicações de encefalopatia traumática crônica (ETC), conhecida como demência pugilística. Ele deixa a mulher, Irani Pinheiro, e três filhos: Edimilson Lima dos Santos, Adenilson Lima dos Santos e Adilson Rodrigues Júnior.

Luto no esporte

A morte foi confirmada pela mulher de Maguila, Irani Pinheiro. Maguila estava internado em um hospital em São Paulo há quase um mês após a descoberta de um nódulo no pulmão. Ele foi transferido à capital paulista da clínica em que morava em Itu, no interior do estado.

O ex-boxeador é conhecido como referência do esporte sul-americano e lutava contra doença degenerativa no cérebro, que recebe o nome de encefalopatia traumática crônica (ETC), causada pelos inúmeros golpes recebidos na cabeça durante a carreira como lutador.

Carreira

Maguila se interessou pelo boxe ainda em Aracaju (SE), assistindo a lutas de Eder Jofre e Muhammad Ali. Quando veio para São Paulo, aos 14 anos, para trabalhar como ajudante de pedreiro, o esporte era uma realidade distante. Ao documentário Maguila, de Galileu Garcia, produzido em 1985 e lançado em 1987, o lutador contou que passou fome na capital paulista.

O ex-pugilista foi repetidas vezes campeão brasileiro e sul-americano de boxe na categoria peso-pesado, campeão das Américas e Mundial também na categoria de peso-pesado. Ele foi campeão brasileiro profissional ao vencer Valdemar Paulino de Oliveira, em 1983.

Sagrou-se campeão sul-americano em 1984; das Américas em 1986 e mundial por uma organização menor (a Federação Mundial de Boxe) em 1995, em uma disputa contra o britânico Johnny Nelson. Em 2000, o ex-pugilista se aposentou.

Fora dos ringues, Maguila trabalhou na TV como comentarista econômico e gravou um CD de Samba intitulado “Vida de Campeão”. Em 2010, disputou eleição para deputado federal pelo PEN, mas obteve poucos votos e não se elegeu.







Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!