Motoristas multados por radares eletrônicos no estado do Rio de Janeiro podem ficar desobrigado de pagar multa. Em todo estado do Rio mais de 1.300 radares eletrônicos estão com a validade vencida e quando verificado a nível nacional esse número aumenta para mais de 10 mil radares fora do prazo.
Segundo a Resolução nº 146, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 27 de agosto de 2003, com as alterações das Resoluções nº 165/04, nº 202/06 e nº 214/06, determina que os aparelhos devem ser verificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) ou entidade por ele delegada, obrigatoriamente com periodicidade máxima de 12 meses.
Essa resolução do Contran permite que os motoristas que receberam uma notificação com o medidor fora de validade, e cujo aparelho não tenha recebido a devida manutenção periódica no prazo de 12 meses, podem recorrer da multa.
Em uma breve busca na página virtual do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ), foi possível verificar medidor vencido desde 29/07/2015. Além de consultar a data de validade dos radares no site do instituto, o motorista tem acesso ao documento do Inmetro com as normas e os procedimentos de verificação e inspeção de medidores de velocidade.
Consulte em quais vias o medidor de velocidade está com prazo de validade vencido neste endereço: