Com o fim das eleições de 2024, a configuração do cenário político da Baixada Fluminense abre espaço para reflexões profundas sobre o futuro da região. A composição dos poderes executivos, com as novas administrações municipais, e das Câmaras Legislativas, com seus representantes eleitos, trazem à tona questões centrais para os próximos anos. Qual o papel de cada partido no cenário local, e como as alianças ideológicas e os compromissos de campanha podem impactar diretamente as políticas públicas que vão influenciar a vida dos moradores da Baixada?
Além disso, a análise política se torna mais rica ao considerar recortes fundamentais, como gênero, raça, religião e a presença de grupos de interesse que representam uma diversidade de pautas e demandas. Em um contexto social marcado pela pluralidade, como esses fatores impactam a tomada de decisões e a representatividade nos espaços de poder? O que as novas configurações políticas indicam sobre o fortalecimento ou a fragmentação desses grupos dentro do debate público?
A roda de conversa se propõe a mergulhar na conjuntura pós-eleitoral da Baixada Fluminense, identificando tendências, desafios e oportunidades, enquanto traça um panorama da correlação de forças políticas e suas possíveis implicações para o desenvolvimento regional, a inclusão social e a defesa dos direitos fundamentais.
Estarão presentes os seguintes especialistas:
Carol Black
Formanda em Ciências Sociais pela UFRRJ, técnica agrícola, militante do Movimento Brasil Popular e coordenadora da Frente de Evangélicos, mãe do Luiz Gama, periférica, evangélica, educadora. Já foi coordenadora de distribuição do Jornal Brasil de Fato RJ. Atualmente assessora legislativa da deputada estadual Marina do MST.
Augusto Perillo
Estudante de mestrado na Pós graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Cria de Nilópolis, formado em licenciatura em ciências sociais pela UFF, é um dos autores do livro "Desaparecimento Forçado: Vidas Interrompidas na Baixada Fluminense" e produtor audiovisual.
Douglas Almeida
Meritiense. Economista, mestre em políticas públicas e doutor em Sociologia. Pós-doutorando na UFRRJ.
SERVIÇO
Data: 08 de novembro (Sexta-feira)
Horário: 14h às 17h
Endereço: Centro de Formação de Líderes (Cenfor). Rua Dom Adriano Hipólito, 8, Moquetá, Nova Iguaçu (ao lado do SESC).
Local: Sala Padre Fernando.