Um dos mais queridos sambistas do Brasil, Zeca Pagodinho recebeu o título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro numa cerimônia no Instituto Zeca Pagodinho, em Xerém, na Baixada Fluminense. A entrega do diploma, pela deputada estadual Dani Monteiro, autora da iniciativa, aconteceu em um evento para cerca de 60 convidados, com direito à café da manhã e discurso de Louiz Carlos, filho de Zeca e diretor da instituição. Os convidados também puderam conhecer a horta comunitária do local durante o evento. Após a cerimônia, o benemérito convidou os amigos e familiares para brindarem no famoso Quintal do Zeca. O título é concedido a personalidades nacionais e internacionais que são valiosas para o desenvolvimento econômico, científico, artístico, cultural ou desportivo do Estado, e que, de forma inequívoca e relevante, tenham contribuído para o progresso e desenvolvimento no setor das artes.
Com mais de quatro décadas de carreira, Zeca Pagodinho é um dos nomes mais importantes do samba brasileiro, com sucessos que se tornaram verdadeiros hinos populares. Seu trabalho ultrapassa a música, impactando diretamente a comunidade de Xerém, na Baixada Fluminense, onde ele atua com projetos sociais, como o Instituto Zeca Pagodinho, que promove educação ambiental, atividades culturais e oferece suporte à população local. A entrega do título é mais uma forma de reconhecer a trajetória artística e o compromisso de Zeca com a valorização da cultura popular e o apoio a tantas ações sociais na região. A entrega do título pela deputada Dani Monteiro foi um momento de emoção e muita alegria.
"Zeca Pagodinho é um ícone do samba brasileiro e da cultura fluminense. Apesar do sucesso internacional, ele mantém forte vínculo com suas raízes no Rio, investindo em Xerém. O Instituto é a prova disso, completando 25 anos neste mês. O compromisso social com a comunidade e com a cultura popular faz dele merecedor de todas as homenagens possíveis. É uma honra conceder esse título ao grande Zeca", celebrou a deputada Dani Monteiro.