Debaixo de muita chuva, Flamengo e Atlético Mineiro se reencontrarão no Maracanã, às 20h desta quarta-feira (13). O terceiro duelo entre as duas equipes em um espaço de 10 dias é válido pela rodada 33 do Brasileirão.Já garantido na CONMEBOL Libertadores do ano que vem após o título da Copa do Brasil exatamente sobre o Galo, o Rubro-Negro entra em campo com desfalques e em clima de férias antecipadas. A partida acontece em meio a última data FIFA do ano, razão pela qual Varela, Gerson e Léo Ortiz ficam de fora, a serviço de suas seleções. Pulgar também chegou a ser convocado, mas foi cortado por lesão.
Filipe Luís também não contará com Allan (suspenso), os lesionados De La Cruz, Arrascaeta, Carlinhos, Pedro, Viña e Everton Cebolinha. E, por opção da diretoria… Gabigol está fora. Logo após o apito final de domingo, Gabriel Barbosa ouviu gritos de “fica, Gabigol” da torcida e em seguida afirmou à TV Globo que não fica no Flamengo para 2025.
Em desabafo, disse que o ano foi turbulento, enfrentando acusação de fraude em doping, “um técnico que não o respeitava” — referindo-se a Tite — e revelou que a renovação com o Flamengo estava apalavrada, mas a diretoria voltou atrás. Afirmou ainda que buscou renovar por 2 ou 3 anos, mas que o vice de futebol Marcos Braz o rechaçou diversas vezes. Foi o suficiente para uma nota oficial anunciar que o ídolo não joga hoje para “manter a harmonia do elenco rubro-negro”.
A partida desta noite é a última antes do aniversário do clube, comemorado neste feriadão. 60 mil torcedores são esperados no Maracanã e Gabigol promete ser um deles. Assim que foi desconvocado da partida, o camisa 99 anunciou nas redes sociais que “subirá a rampa junto” do torcedor e que estará no setor Norte, onde ficam as torcidas organizadas do Flamengo. Uma delas, a Nação 12, promete levar bandeirão com o rosto do atacante, que pode encerrar um ciclo vitorioso de seis anos com o Manto Sagrado no mês que vem.
Do lado do Atlético, Gabriel Milito precisa juntar os cacos de um elenco forte e vingador, a menos de 20 dias da final da CONMEBOL Libertadores em Buenos Aires, contra o Botafogo. Se for vice também na competição continental, terá que buscar a vaga na próxima edição via Campeonato Brasileiro, terminando pelo menos na oitava colocação (para ir à fase prévia aos grupos). Guilherme Arana, Junior Alonso, Alan Franco e Eduardo Vagas estão com suas seleções, Paulo Vitor está suspenso e Cadu lesionado.
O clube mineiro teve a Arena MRV interditada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta terça-feira (12), após múltiplos episódios na final de domingo. Copos e rojões foram atirados no gramado, houve invasão de campo em diversos setores, seguranças foram agredidos e a explosão de uma bomba feriu um fotógrafo.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO x ATLÉTICO-MG
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 20h
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES);
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Henrique Neu Ribeiro (SC);
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE).
FLAMENGO: Rossi; Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira; Wesley, Evertton Araújo, Alcaraz, Matheus Gonçalves e Ayrton Lucas (Alex Sandro); Michael e Bruno Henrique. Técnico: Filipe Luís.
ATLÉTICO-MG: Everson; Saravia, Battaglia, Lyanco e Rubens; Otávio, Fausto Vera, Gustavo Scarpa e Zaracho; Deyverson (Paulinho) e Hulk. Técnico: Gabriel Milito.