Uma idosa de 79 anos morreu soterrada no desabamento de parte da casa onde morava, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. O acidente, ocorrido na madrugada desta terça-feira, foi provocado pelo rompimento de uma adutora da rede de abastecimento de água. A adutora, construída há 74 anos, liga a represa de Ribeirão das Lages, em Piraí, a bairros do Rio. Não tem portanto relação com o sistema do Guandu.
A canalização, de concreto, é de 1949 e tem a vazão de 500 litros por segundo — o tubo é tão largo que um adulto de 1,70 metro consegue caminhar por ele sem se abaixar.
Outra mulher e um cachorro, que estavam na residência com dona Marilene Rodrigues, foram socorridos com vida pelos bombeiros.
A força da água inundou rapidamente a rua no bairro carioca de Rocha Miranda, e carros foram arrastados.
A concessionária Águas do Rio informou, em nota, que está prestando toda a assistência necessária à família da vítima e às demais pessoas impactadas.
Técnicos estão realizando perícias e estudos de engenharia para definir as ações e os reparos necessários na tubulação.
"Nós temos uma rede muito extensa, nós temos mais de 3.500 km de adutoras com mais de 300 milímetros. Só de rede de água são 17.000 km. Então, é uma rede muito extensa, de idade variada, tem adutoras que foram construídas ainda no tempo do império. Essa, por exemplo, tem mais de 70 anos", explica o diretor institucional da Águas do Rio, Sinval Andrade.
O abastecimento da região metropolitana também foi prejudicado pela paralisação do sistema Guandu e por uma parada emergencial em Lages para reparo. A normalização do sistema deve ocorrer em até 72 horas após a conclusão dos serviços.
A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (CDDHC) da Alerj divulgou nota oficial informando acompanhar in loco a situação dos moradores de Rocha Miranda, após o rompimento de uma tubulação de alta pressão. 'A CDDHC presta atendimento prévio no local, acolhendo as vítimas, e se solidariza com as famílias, especialmente das vítimas fatais de mais uma tragédia anunciada.'
Ouça no Podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre a morte de uma idosa e as demais consequências do estouro de uma adutora em Rocha Miranda, Zona Norte do Rio.