Policiais da 39ª DP (Pavuna), com apoio de policiais militares do 41º BPM, desencadearam, na manhã de quarta(22), a operação Nassau, no Complexo do Chapadão, em Costa Barros. A ação visa cumprir 27 mandados de prisão, expedidos pela 14ª Vara Criminal da Capital, contra integrantes de uma quadrilha que praticou diversos roubos de cargas na Avenida Brasil e Rodovia Presidente Dutra.
Balanço divulgado no início da tarde de quarta indica nove pessoas presas. Outras seis, que já se encontravam detidas, tiveram mandado de prisão cumprido durante a operação. Os agentes também descobriram um desmanche com peças e carros roubados, além de um local de endolação de drogas.
Policiais da 39ª DP e da 31ª DP (Ricardo do Albuquerque), e diversas unidades do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE) também buscaram outros alvos e objetivos dentro do complexo do Chapadão, que é um conhecido local de atuação de traficantes e ladrões de cargas. As investigações revelaram que as tarefas eram repartidas entre os integrantes do bando, que se dividiam em quatro grupos, e os receptadores, que integravam grandes redes de compra e distribuição de produtos roubados.
Com base nas investigações, os agentes constataram que a relação dos traficantes de algumas comunidades eram vinculadas a uma facção criminosa com o roubo de cargas, pois havia cobrança de taxas para a utilização destas comunidades como locais de transbordo dos produtos roubados. Apenas algumas comunidades eram liberadas para os autores de roubo entrar com os caminhões, com a anuência dos chefes do tráfico, havendo grande fluxo de receptadores nestas comunidades.