No Brasil, estima-se que uma em cada 36 crianças seja diagnosticada com transtorno do espectro autista (TEA), segundo os dados mais recentes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). Diante desses números, surge uma reflexão: como mães e pais atípicos conseguem equilibrar as demandas desafiadoras da criação de filhos com autismo, muitas vezes sem rede de apoio e conciliar com a construção da vida profissional? É justamente sobre esses e outros desafios que a empresária e autora Rita Kuester traz em seu livro: “Mãe Antifrágil – Como a maternidade atípica me transformou em uma líder de alta performance”, que será lançado no dia 18 de dezembro.
A autora espera que a obra possa servir de inspiração para outras mães. “Minha ideia é, mesmo diante das adversidades mais desafiadoras, como criar filhos com TEA, mostrar que é possível encontrar força e propósito. Minha história é a prova de que não precisamos aceitar as limitações impostas pela sociedade ou por diagnósticos rígidos. Espero que ao ler sobre minha jornada, outras mães percebam que podem transformar o caos em crescimento, descobrir seu próprio potencial e se sentir mais empoderadas a enfrentar os desafios com resiliência”, conta.
Em seu livro, Rita narra como esses aprendizados moldaram não apenas sua abordagem como mãe, mas também como líder e empreendedora, fugindo dos estereótipos e estigmas sobre o tema. “Ser mãe de três filhos dentro do espectro autista me ensinou mais sobre gestão, empatia e liderança do que qualquer treinamento formal poderia. Desenvolvi inteligência emocional, capacidade de gestão de crises e uma visão estratégica que aplico no mundo corporativo. A necessidade constante de planejar, adaptar e priorizar demandas me preparou para liderar equipes com clareza e propósito. Essa experiência me mostrou que a liderança é mais eficaz quando é compassiva e que a alta performance está ligada à habilidade de encontrar soluções criativas, mesmo nas situações mais adversas’, explica Kuester.
O livro promete inspirar mães, profissionais e empreendedores ao mostrar que os desafios mais complexos podem ser catalisadores para conquistas extraordinárias. "Como mãe antifrágil, desenvolvi resiliência, adaptabilidade, empatia e gestão emocional. Aprendi a enfrentar problemas com serenidade e a tomar decisões rápidas e eficazes em situações de alta pressão. Essas habilidades são valiosas em qualquer área da vida, especialmente no ambiente profissional, onde a capacidade de se reinventar e manter o equilíbrio emocional é essencial. Além disso, aprendi a valorizar o poder da comunicação clara e estratégica, tanto para mediar conflitos quanto para inspirar aqueles ao meu redor. Essas competências são um legado da maternidade atípica que transcende o papel de mãe e impactam positivamente todas as áreas da minha vida", finaliza Rita Kuester.
O livro poderá ser adquirido em todo o Brasil através da Amazon.