Nesta sexta-feira (13) é o Dia Nacional do Forró. E para comemorar a data, o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, ou mais popularmente, a Feira de São Cristóvão organizou uma festa especial em homenagem ao nascimento do seu patrono, com trios de forró pé de serra, baião, xaxado, leitura de cordel e muita dança de forró para ressaltar a importância de Luiz Gonzaga para a cultura nordestina e brasileira.
Patrimônio Histórico
Em 2021, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou o Forró como patrimônio cultural do Brasil. Na época, o conselho formado por representantes de instituições públicas, privadas e da sociedade civil também elegeu o forró como um super gênero musical, por reunir diversos ritmos nordestinos, entre eles, o xote, xaxado, baião, rojão, côco, maracatu, chamego, quadrilha, o arrasta-pé e o pé-de-serra - a palavra forró pode abranger desde a música, até a dança, a cultura e as atividades ligadas a ela.
Em 2011, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) promulgou uma lei que oficializa o forró como uma manifestação cultural nacional do Brasil. O gênero se une a diversas outras expressões culturais reconhecidas como manifestações artísticas de origem brasileira, tais como escolas de samba e as festas juninas.
O presidente da Comissão Organizadora da Feira, Luiz Carlos dos Santos, destaca a importância de celebrar esta data. “É sempre uma alegria comemorar o nascimento de Luiz Gonzaga, um dos maiores músicos brasileiros e que estaria completando 112 anos. Aqui na Feira e São Cristóvão, o forró raiz e a música sertaneja estão animam todos os palcos, mas no dia 13 de dezembro a festa é especial", diz.
Atualmente, a Feira de São Cristóvão conta com cerca de 700 barracas e 200 restaurantes com produtos típicos do norte e nordeste. Outra característica do local é o forró pé de serra, que é tocado nos palcos por diversos trios e bandas regionais nordestinas.
PROGRAMAÇÃO:
15h – Leitura de trechos do livro “As Aventuras de Marcus Lucenna na corte do Luiz Gonzaga"
15h30 – Palestra sobre a importância do forró- Paulo Lima e Jadiel Guerra- Diretores do Fórum Matrizes do Forró
16h – Cortejo de forrozeiros com enceramento na estatua do Luiz Gonzaga
17h - Apresentação de diversos trios de bandas de forró
17h30 - Apresentação da Companhia de Dança de Forró Marinho Braz
19h - Missa Campal na Praça do Repentistas