Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Produção científica

Jovens Cientistas Cariocas apresentam produção científica no Porto Maravalley

O evento será gratuito e aberto ao público com inscrições no site


Foto: Prefeitura do Rio

Projetos de estudantes cariocas serão apresentados nesta quarta-feira (11/12), das 13h às 20h, no Porto Maravalley, na Zona Portuária do Rio, onde estão concentrados investidores, empresas e startups. A mostra é resultado do projeto Jovens Cientistas Cariocas, iniciativa da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT) do Rio de Janeiro, em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds). O evento será gratuito e aberto ao público com inscrições no site https://www.sympla.com.br/evento/mostra-jovens-cientistas-cariocas/2690320.

O evento contará com um painel de exposição dos projetos e, também, serão realizados talks com cientistas e jovens, trazendo para o debate questões como o “Desenvolvimento Social e Sociocultural – Soluções educacionais emancipatórias” e “Mudanças Climáticas – Direito à cidade e sustentabilidade”.

Entre os temas dos projetos desenvolvidos pelos jovens, estão “Calçadas acessíveis: avançando rumo à mobilidade universal e inclusiva”, “Vivência também é ciência: a gamificação como ferramenta para letramento afro-cultural” e “Do lixo ao luxo: revolucionar, transformar e inovar”.

Ao longo de seis meses, 100 estudantes universitários de instituições de ensino superior públicas e privadas, todos moradores da cidade do Rio de Janeiro, participaram da formação teórica e prática, com foco em desenvolver seus pré-projetos e torná-los soluções reais de impacto social.

O objetivo foi fomentar o desenvolvimento de projetos de pesquisa que possam gerar transformação nos bairros próximos às Naves do Conhecimento espalhadas pela cidade do Rio, rompendo as fronteiras das universidades para fortalecer iniciativas inovadoras de jovens graduandos de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas para solucionar problemas reais da sociedade. Os três melhores projetos avaliados pelas bancas, de cada uma das Naves, totalizando 27, serão homenageados no dia do evento.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!