O prêmio LIDE de 2024, grupo que reúne os principais líderes empresariais do estado do Rio de Janeiro, destacou Ricardo Ananias como Destaque do Ano em Empreendedorismo. A cerimônia aconteceu na sexta-feira (13), no Rio de Janeiro, e deixou o empresário emocionado:
"É uma honra que me enche de gratidão e responsabilidade. Quero agradecer primeiramente a Lide Rio de Janeiro por reconhecer meu trabalho e acreditar no impacto que empreender pode trazer para a transformação de vidas e comunidades.Este reconhecimento não é só meu; é também de todas as pessoas que caminharam ao meu lado: minha equipe, que diariamente transforma desafios em oportunidades; minha família que me oferece suporte incondicional; e todos os parceiros e clientes que confiaram em nosso propósito. Empreender não é um caminho fácil, mas é uma jornada de aprendizado constante. Este prêmio reforça que estamos no rumo certo e me motiva a continuar inovando, criando e inspirando outras pessoas a também sonharem grande. Por fim, dedico este prêmio a todos os empreendedores que, mesmo diante de obstáculos, seguem firmes acreditando no poder da transformação".
Nascido e criado na Rocinha, comunidade na Zona Sul do Rio, Ricardo Ananias é o filho mais novo de um pedreiro e uma cozinheira. Aos 14 anos teve que largar os estudos para começar a trabalhar e ajudar nas despesas de casa.
Foi então que Ricardo conseguiu um emprego como entregador de jornal. Por anos, ele passava madrugadas entregando jornal em uma bicicleta, mas a cabeça de empreendedor já começou a funcionar e ele juntou dinheiro para comprar uma moto e assim poder entregar mais jornal e ganhar mais dinheiro.
Assim começa a história de Ricardo com as entregas motorizadas. Hoje ele comanda a R3 Express, empresa de logística dedicada ao e-commerce que fundou em 2012. Com sede no Rio de Janeiro, a companhia faz 500 mil entregas por mês e opera também em São Paulo, Espírito Santo e Belo Horizonte.
Durante a pandemia, Ricardo Ananias viu uma chance de seu negócio crescer muito. Antes sua empresa era pequena e só fazia entrega de comida. Com as lojas fechadas, Ricardo viu a necessidade dos e-commerce terem serviço de entrega e isto, segundo ele, foi um divisor de águas para o seu negócio.
“Começamos a pandemia com uma frota de 100 motos, e hoje temos 800 veículos entre motos, pequenos carros, utilitários e caminhões”, conta Ricardo.
Hoje Ricardo investe em outras empresas, como King Higiene, uma empresa de higienização de restaurante, Agência Follow, agência de marketing, Investe Favela, projeto criado para investir em empresas criadas por moradores de comunidades, Academia Primera, academia de ginástica, Yori Sushi, restaurante japonês. Todas as empresas são coordenadas pela holding de Ricardo, chamada Winner Group.
Somando suas empresas, Ricardo tem um faturamento anual de 100 milhões de reais.E para 2025 a meta é faturar 150 milhões. Sua vida pessoal, claro, também mudou drasticamente. Hoje em dia o empresário mora em um luxuoso apartamento na praia da Barra da Tijuca, possui uma frota de carros importados e pode finalmente dar uma vida melhor para sua família, tudo isso fruto de uma mente empreendedora e muito trabalho