Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Sangue no cartão-postal

Rio de Paz promove ato contra o assassinato de crianças no Estado do Rio

Fotos das vítimas, a maioria morta por bala perdida, espalhadas na Praia de Copacabana, recebem homenagens de parentes


A mãe de João Vitor Moreira dos Santos, 14 anos, viu a manifestação para a TV e seguiu para Copacabana. Vanessa Freitas Moreira ajoelhou-se na foto do filho, morto por bala perdida, e depositou as flo

"Governos federal e estadual, como será o Natal das famílias dessas crianças?". A pergunta estará na faixa que o Rio de Paz estenderá na Praia de Copacabana, em frente ao Copacabana Palace, nesta quarta-feira, dia 18, a partir das 6h, em um ato contra o assassinato de crianças e adolescentes, a maioria morta por balas perdidas, no Estado do Rio.

A faixa ficará junto às fotos das vítimas, muitas mortas em operações policiais ou em troca de tiros entre criminosos (traficantes e milicianos), que serão espalhadas na areia. Há casos também de execução, algumas envolvendo agentes do estado. Uma árvore de Natal com bolas com cruzes ficará entre as imagens. Os casos expostos são do governo Claudio Castro (2020-2024).


O ato tem também como objetivo cobrar das autoridades as seguintes questões:

Qual é o projeto de segurança pública dos governos federal e estadual?

Quais as metas para a redução de homicídios?

As metas estipuladas serão alcançadas nos prazos determinados?

O que está sendo feito para combater o tráfico de arma e munição no Rio de Janeiro, já que o estado não as fabrica, mas tem um arsenal na mão de criminosos?

O Rio de Paz acompanha desde 2007, quando a ONG foi criada, o assassinato de crianças e adolescentes no Rio. Em quase duas décadas, já contabilizamos 115 casos. A ONG mantém, na Lagoa Rodrigo de Freitas, um mural em memória das crianças mortas por balas perdidas.


Das 48 vítimas entre 2020 e 2024, 37 foram por bala perdida, e 11 em execuções

Entre 2020 e 2024, contabilizamos 48 vítimas, com idades entre 7 meses a 14 anos, meninos e meninas. Desse total, 37 foram mortas por balas perdidas e os outros casos foram execuções em várias circunstâncias, algumas delas envolvendo policiais. As famílias das vítimas serão convidadas a participar do ato.

Ouça no Podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre a manifestação da ONG Rio de Paz cobrando dos governos federal e estadual soluções contra o morticínio de crianças no Estado do Rio.

Cerca de 50 crianças foram mortas por bala perdida entre 2020 e 2024 no estado do Rio de Janeiro. "Qual nação livre e desenvolvida conseguiria conviver com uma estatística como essa? Estamos perante um escândalo, fruto da insistência em políticas de segurança pública catastróficas, caracterizadas pela tentativa de fazer sempre as mesmas coisas na expectativa irracional de colher resultados diferentes", afirma o fundador da ONG Rio de Paz, Antonio Carlos Costa. "Como nos calarmos perante tamanha hediondez? Meninos e meninas pobres estão morrendo. Como será o Natal das famílias dessas vítimas da barbárie?", questiona ele.


Manifestação do Rio de Paz contra a morte de crianças por bala perdida

Quando: 18/12/2024

Onde: Praia de Copacabana, em frente ao Copacabana Palace

Que horas: 6h


Rio de Paz

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!